Favela iluminada_José Luiz Ribeiro_Foto de Márcia Falabella 2

O espetáculo traz como pano de fundo o surgimento da primeira favela carioca, o Morro da Providência, em 1897 (Foto: Márcia Falabella)

Os atores do Workshop de Interpretação para Terceira Idade, do Grupo Divulgação,  sobem ao palco do Teatro do Forum da Cultura, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), para a encenação de “Favela iluminada”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro. O espetáculo é a última encenação do ano do Divulgação, completando nove montagens nesta temporada. A estreia será na quinta-feira, dia 7, às 20h30, e a temporada relâmpago segue até sábado, 9, com apresentações sempre às 20h30. As reservas podem ser feitas pelo telefone 3215-3850.

Voz do morro

O espetáculo traz como pano de fundo o surgimento da primeira favela carioca, o Morro da Providência, em 1897. O local, habitado por ex-combatentes da Guerra dos Canudos, ex-escravos, retirantes nordestinos e moradores de antigos cortiços, retrata a dura realidade dos cidadãos que sofrem com a falta de infraestrutura e ainda convivem com as promessas de políticos que usam da miséria para se manterem no poder.

Pontuado por músicas que abordam a temática sobre favelas, a peça  reúne cenas do dia a dia do local, como a chegada de uma nordestina em busca de um cantinho, após a demolição do cortiço onde ela morava; os impasses para a abertura de uma bodega no morro; e os mistérios sobre a morte da porta-bandeira da escola da comunidade. Os diálogos e os encontros acontecem ao redor da bica, ponto de encontro da comunidade, onde as mulheres lavam roupas e sobem o morro com as latas d’água na cabeça para prover as necessidades de suas famílias.

A trama faz também uma crítica ao comportamento dos políticos que prometem melhorias para a comunidade, aproximam-se com o discurso que demonstra conhecimento e pertencimento às causas dos cidadãos, mas na realidade estão interessados nos votos que poderão obter nas eleições. “A arte imita a vida!”

Embalada pelo sonho de ser famosa e ter uma vida melhor, diferente da vivida na favela, Conceição, a porta-bandeira referência na comunidade, passa por um processo de transformação estético e social que culmina com a negação de suas raízes e de sua identidade. A morte da porta-bandeira coincide com o fim da Praça Onze, antigo reduto do samba carioca que reuniu comunidades e as primeiras agremiações do Rio.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

O elenco

O elenco é composto por Adélia Bassani da Silva; América Magaldi; Áurea Lins; Bárbara Elisabet Neves; Cida Fracetti; Dalva Salazar; Helena de Fátima Nepomuceno; Hilda Moraes; Jorge de Sá; José Homero Soares; José Paulo da Silva; Maria das Graças Fernandes; Maria Inocência Viríssimo; Maria Isabel dos Santos Barbosa; Mariluce Rodrigues de Oliveira; Marisa Magalhães Ulhoa; Natalina Cornélia da Silva; Nilda Rita Gonçalves; Vera Lúcia Espíndola Zapalá Pimentel; Vilma Nunes; Vitor Rodrigues; e Zuleide Gondim Simão.

Outras informações: (32) 3215-3850 (Forum da Cultura-UFJF)