Os Gigantes da Montanha (Foto: Guto Muniz)

O espetáculo é uma fábula que trata sobre o valor do teatro e da arte na modernidade (Foto: Guto Muniz)

Em cartaz desde 2013, com mais de 60 apresentações em várias cidades brasileiras, a montagem de “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, chega nesta quinta-feira, dia 7, a Juiz de Fora, para única apresentação – gratuita –, às 20h, no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Dirigido por Gabriel Villela, o espetáculo é uma fábula que trata sobre o valor do teatro e da arte na modernidade. Para fazer essa reflexão, o texto, escrito em 1936 pelo dramaturgo italiano Luigi Pirandello, conta a história da chegada de uma companhia teatral mambembe a uma vila mágica e o desenrolar desse encontro.

Além do texto clássico,o espetáculo se destaca pela produção cênica e musical, que rendeu a essa 21ª montagem do Galpão diversos prêmios, dentre os quais o Prêmio Questão de Crítica de Melhor Direção Musical e Melhor Trilha Sonora Original e o de Melhor Estreia Teatral pelo Guia Folha de São Paulo, e um recorde de público, com quase 50 mil espectadores em apenas seis dias de apresentações. A estreia em 2013 marcou o reencontro do Galpão com o diretor Gabriel Villela, que assina outras parcerias marcantes do repertório do grupo mineiro, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

A produção mescla referências diversas das culturas italiana e brasileira, como Commedia Del’Arte, vaudeville, Ana Magnani e Procópio Ferreira, ópera e mamulengo, magia e macumba, numa perfeita fusão entre o universal e o nacional, o erudito e o popular, o tradicional e a vanguarda. Trilha sonora (ao vivo, tocada e cantada pelos atores, com árias e canções italianas), figurinos e adereços coloridos e brilhantes, e cenário com objetos e mobiliário que se movimentam somam-se para garantir o encantamento do público e construir a atmosfera onírica de “Gigantes da Montanha”.

Tradição

De Belo Horizonte, o Galpão é um dos mais tradicionais grupos de teatro do país, conhecido desde sua fundação, em 1982, por sua capacidade de mesclar o teatro popular de rua com o que há de mais erudito nas produções cênicas.Seu lugar na história do teatro brasileiro também se dá pela realização de grandes turnês que levam sua arte não só para capitais, mas também para o interior do Brasil e países estrangeiros.

Em Juiz de Fora, a peça chega por uma iniciativa do projeto Sesi no Palco. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados nessas terça-feira, 5, e quarta-feira, 6, das 9h às 21h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Getúlio Vargas 200) ou no dia do espetáculo, uma hora antes da apresentação na bilheteria do Cine-Theatro Central. No mesmo dia, das 9h às 11h, na sede do Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2001), vai acontecer um bate-papo aberto ao público com o elenco de “Os Gigantes da Montanha”.

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/n, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)