Professor da Faculdade de Direito, Vicente Riccio, é um dos autores convidados para a obra internacional (Foto: Twin Avarenga)

Existem ligações estreitas na relação entre o policiamento e a sociedade no Brasil. O crime é uma destas, presente em uma extensa lista de problema enfrentados diariamente pelos órgãos da segurança pública e sociedade civil. A  constatação e análise desse cenário, a partir de uma investigação aprofundada feita por diversos pesquisadores, nacionais e internacionais, está presente no livro “Police and society in Brazil” (“Polícia e sociedade no Brasil”, tradução livre). A obra foi organizada pelo  professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vicente Riccio, em parceria com o professor Wesley Skogan da Northwestern University (EUA).

Publicado em outubro, o livro é resultado do trabalho conjunto de diversos autores ligados ao tema central do estudo — como Paulo Fraga, também pesquisador da UFJF, Wesley Skogan, Angélica Müller, Steven Dutt Ross, Luís Sapori, Joyce Keli do Nascimento Silva, entre outros. Escrito em inglês, o livro trata de assuntos de pertinência à segurança pública no Brasil, com o objetivo de aprofundar a análise e apontar caminhos para possíveis soluções. Os autores realizam uma análise sobre as deficiências encontradas na estrutura policial brasileira, bem como nas ações de controle realizadas pelo Estado, que não são efetivas pois, segundo eles, visam somente o presente, sem maiores preocupações com o futuro.

A partir de uma perspectiva histórica e sustentada por dados fornecidos por instituições reconhecidas, são discutidos assuntos controversos, como modelos civis e militares, hierarquia dentro da polícia, relações de gênero e cultura organizada. Durante a obra, os autores buscam encontrar possibilidades para a resolução do problema, medidas reais que poderiam ser aplicadas no atual quadro político. Assim, são feitas propostas de mudanças no atual modelo de segurança brasileiro para que este deixe de ser falho.

Quais aspectos são preocupantes?
Desigualdade, divisões raciais, níveis de violência debilitantes e um estado que não pode proteger grandes segmentos de sua população são alguns dos aspectos estudados pelos autores, a partir da influência ou dependência que exercem ou possuem dessas relações. Individualmente, cada uma dessas questões apresenta um desafio para os autores, que buscam coletivamente apontar saídas que, muitas vezes, exigem esforços políticos e investimentos. Embora a maioria dos capítulos se concentre nos problemas enfrentados pelo Brasil, ao longo da obra, cada um aborda vias para a reforma.

A publicação é prefaciada pelo professor Dilip K. Das, fundador presidente do International Executive Symposium (IPES — em tradução livre, Simpósio Executivo Internacional) e pelo ex-Secretário Nacional de Segurança Pública – Ricardo Balestreri. Para K. Das, o livro tem o mérito de trazer o diálogo entre policiais, sociedade e pesquisadores, na tentativa de buscar soluções e discussões mais amplas sobre a temática. “Espera-se que, através dessa série, seja possível acelerar o processo de construção de conhecimento sobre o policiamento e ajudar de maneira clara a reduzir o fosso entre os dois mundos: o mundo da pesquisa policial e o mundo da prática policial. Este é um convite para estudantes de temáticas relacionadas à polícia e praticantes de todo o mundo para se juntarem a essa empreitada.”