Pais e crianças lotaram uma das quadras da Faefid no sorteio de vagas na manhã deste sábado (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

 Na manhã deste sábado, uma das quadras da Faefid ficou tomada por crianças e seus familiares acompanhando o sorteio do Colégio de Aplicação João XXIII, que bateu o recorde de inscrições este ano. Os olhares ansiosos e a expectativa de conseguir uma vaga entre os 1507 inscritos computados, tomou conta dos arredores da equipe que realizava o sorteio. As vagas são destinadas a crianças nascidas entre os dias 1º de janeiro de 2011 e 30 de junho de 2012, para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, em 2018.

A busca pelo ensino público de qualidade em uma escola tradicional da cidade foi o maior motivador para esse recorde registrado. Neste momento, o João XXIII conta com propostas coletivas interdisciplinares de trabalho, além de projetos de extensão, treinamento profissional e pesquisa, nos quais envolve, também, a participação de alunos das graduações oferecidas pela UFJF, contribuindo para a formação docente.

Durante a realização do sorteio, o que chamou mais atenção foi a emoção das mães dos candidatos, nervosas e ansiosas, a cada número chamado. Os sentimentos variavam entre felicidade, choros e gritos de comemoração, não somente dos contemplados, mas dos outros candidatos que, solidários, cumprimentavam os colegas pela conquista.

24914547028_6e98337e29_z

Os contemplados vibravam a cada número sorteado (foto: Fayne Ferrai/UFJF)

Emocionada, Michele Leal, mãe da Alice, de 5 anos, foi sorteada na segunda tentativa. Ela entrou na quadra aos prantos, se ajoelhou e agradeceu pela oportunidade. Michele acredita no ensino de qualidade na formação de uma criança e destacou a oportunidade de a filha poder ter um longo caminho no colégio, além de considerar que a mistura de classes sociais seja significativa para construção da personalidade de sua filha.

Segundo a professora diretoria do colégio, Eliete Verbena, “o sorteio público é a forma mais democrática de fazer a seleção e faz com que os participantes se sintam mais envolvidos com o processo, por serem voluntários no ato do sorteio.” Após a realização das matrículas, a escola realiza um acompanhamento com os alunos para que eles já se sintam integrados e familiarizados com os professores e o ambiente escolar.

O sorteio aconteceu neste sábado às 09:30, no ginásio da Faefid (Campus UFJF) com a chamada de 75 candidatos efetivos e 10 excedentes. As matrículas acontecem já na próxima semana, nos dias 6 e 7 de dezembro.