Filipe Mostaro debate relações entre narrativas jornalísticas, futebol e cultura (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF) recebeu, nesta sexta-feira, 1º, o pesquisador Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro para um bate papo sobre “Técnicos da seleção brasileira: as narrativas da ‘elite cultural’ do futebol”. O encontro foi batizado de PPGCom Discute.

Em sua pesquisa, Mostaro promove uma análise das narrativas jornalísticas sobre os treinadores que passaram pela Seleção Brasileira nas 21 Copas do Mundo. “Essas projeções sobre os técnicos acompanham a ideia de ‘seleção-nação’, que começa em 1938 e tem seu ápice em 1970, como tricampeonato do Brasil. O que se observa, hoje, é um declínio disso, muito em parte da mercantilização do futebol. Os atletas jogam quase todos fora do país; então, essa identificação, que em 70 era muito forte, foi se perdendo”, argumenta o doutorando.

O pesquisador também é autor de “Garrincha x Pelé: influência da mídia na carreira de um jogador” (2012) e “Imprensa e futebol-arte: as narrativas da ‘nossa essência futebolística’” (2017). Com experiências em temas como rádio, TV, jornalismo esportivo, copas do mundo, representações, narrativas midiáticas e identidade nacional, Mostaro afirma que as narrativas projetadas sobre os treinadores da Seleção “refletem os momentos de interação do campo esportivo com outras áreas”.

A primeira edição do PPGCom Discute foi organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Esporte e Cultura (Nupescec), liderado pelos professores Márcio Guerra e Ricardo Bedendo, da Faculdade de Comunicação (Facom). Segundo Guerra, que mediou o encontro, a iniciativa apresenta-se como uma retroalimentação dos estudos que são gerados no núcleo. “Trazer uma pessoa que já participou do grupo em outra fase, como estudante e depois como pesquisador, é muito importante. Vemos que os aprendizados tidos dentro do núcleo se reproduzem e vão reverberando em outras perspectivas. É sempre muito bom reencontrar um doutorando que tem a sua origem na UFJF”, comenta o professor.

Filipe Mostaro é doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor substituto do Departamento de Jornalismo da mesma universidade; é mestre pelo mesmo programa de pós-graduação e graduado em Comunicação Social pela UFJF, com especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pelo Instituto de Gestão e Comunicação.

O PPGCom Discute é uma iniciativa da Comissão de Eventos, formada pelos bolsistas do PPGcom e pela Coordenação do Programa que, por meio da informalidade de conversas, visa debater pesquisas, metodologias e temas variados que contribuam para a formação do saber.

Outras informações: Programa de Pós-graduação em Comunicação