Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves criaram dicionário em projeto de extensão (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves criaram dicionário em projeto de extensão (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Uma tarde de autógrafos marcou o encerramento das atividades de 2017 do Projeto de Extensão Contos da Mitologia da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Alunos de 4º ano da Escola Municipal Tancredo Neves apresentaram os trabalhos feitos por eles durante o projeto: um pequeno dicionário com significados definidos pelas crianças, com base naquilo que ouviram e interpretaram durante as contações de histórias sobre a Antiguidade Clássica.

Um dos principais compromissos dos orientadores foi a de mínima interferência nas concepções dos alunos, mantendo a originalidade do pensamento. É o que explica a coordenadora do programa e também das Ações de Extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex), Fernanda Cunha Sousa. “Nem sempre o texto que temos escrito é uma definição da palavra no ponto de vista canônico de um dicionário. Mantivemos mesmo assim, pois é uma perspectiva da criança e queremos que ela tenha autonomia, continue lendo e produzindo textos e, para isso, é necessário respeitar a visão delas.”

"Aprendi muitas coisas e foi muito legal", conta o estudante Pedro Henrique (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

“Aprendi muitas coisas e foi muito legal”, conta o estudante Pedro Henrique (Foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Com o dicionário produzido impresso, os alunos receberam suas edições e puderam autografá-las. Em meio ao clima festivo, muitos demonstravam empolgação em ter em mãos algo escrito por eles. É o caso de Pedro Henrique Lima, 10 anos, que relata sua experiência com entusiasmo. “Aprendi muitas coisas e foi muito legal saber sobre os deuses, principalmente sobre o nascimento de Zeus.”

O evento ainda contou com a homenagem, preparada pelas professoras e crianças do colégio, às componentes do projeto presentes na cerimônia, Mariana Veiga, Bárbara Delgado, Letícia Miranda e Bárbara Silva, todas graduandas da Faculdade de Letras. Um a um, os alunos recitaram os significados produzidos por eles, demonstrando aquilo que haviam aprendido e causando comoção entre as integrantes do programa. “É uma oportunidade de estar em sala e aplicar o que aprendemos nas discussões. Ficamos muito emocionadas porque, além da simples formação, tem o nosso amor envolvido”, conclui a estudante do 9º período, Mariana Veiga.