cover facebook pism 2018

Você sabe quais disciplinas são cobradas nas provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) de acordo com cada módulo? Reunimos aqui algumas informações para esclarecer essa e outras dúvidas em relação às matérias das provas e pontuação.

O Pism divide o conteúdo do ensino médio em três módulos, que são aplicados ao final do ano letivo, de acordo com a etapa de aprendizagem a qual o aluno esteja cursando. Para se candidatar à vaga na UFJF pelo programa, é preciso participar de todos os módulos e não repetir nenhum ano do ensino médio. Os valores, em geral, variam de uma edição para a outra, conforme o desempenho e a modalidade de concorrência escolhidos.

Módulo I e II

A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nestas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.

No primeiro dia, os participantes dos dois primeiros módulos fazem prova objetiva e discursiva de língua portuguesa, química, matemática e geografia, sendo cinco questões objetivas e duas discursivas para cada conteúdo. Já no segundo dia, os exames objetivos e discursivos cobram literaturas, biologia, física e história, com cinco questões objetivas e duas discursivas para cada.

Módulo III

A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, que vale 140 pontos e é composto por duas provas com questões objetivas, para todos os candidatos, e provas discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido.

No primeiro dia, todos os estudantes fazem prova objetiva de língua portuguesa, literaturas, biologia e matemática. As provas discursivas para a área de economia e administração são de língua portuguesa, matemática e sociologia. Quem optar pelo domínio de exatas faz provas discursivas de língua portuguesa e matemática. Os candidatos aos cursos da área de humanas precisam discorrer sobre questões ligadas à língua portuguesa, literaturas e sociologia. Já para os candidatos ao campo da saúde, as perguntas discursivas são sobre língua portuguesa e biologia.

No segundo dia de provas do módulo III, todos os participantes realizam prova objetiva de física, química, geografia e história. Para economia e administração, os testes discursivos são de geografia, história e filosofia. Em exatas, são cobradas física e química. Os candidatos às humanas fazem provas discursivas de geografia, história e filosofia. Para saúde, as questões discursivas são de física e química. No quadro abaixo é possível ver os cursos pertencentes a cada uma das áreas de conhecimento.

tabela

A nota máxima possível no Pism é 1.300 pontos. Para a pontuação final, vale o somatório das notas dos três módulos multiplicadas pelos respectivos pesos, conforme fórmula a seguir:

Pontuação Final = (Módulo I) × 2 + (Módulo II) × 3 + (Módulo III) × 5

As provas do Pism 2018 ocorrem nos dias 9 e 10 de dezembro das 13h às 17h30, em quatro cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

Outras informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)