Exemplo de interface do aplicativo (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)

Um aplicativo inovador para identificação de rebanhos, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é um dos dez finalistas do Ideas for Milk, uma competição nacional que promove ideias voltadas para aumentar a eficiência do setor lácteo brasileiro, oferecendo soluções para os setores produtivos da cadeia do leite. A disputa oferece um prêmio de R$20 mil e recebeu um total de 83 inscrições de todo o Brasil.

Cumprindo o desafio de buscar eficiência, aumento e melhoria na qualidade do processo de produção de leite, além da redução de custos para o mesmo, o “Scanner Bovino”, como foi intitulado o projeto da UFJF, se trata de um aplicativo que emprega a visão computacional a fim de reduzir os custos de identificação dos animais do rebanho, facilitando o manejo e aumentando a produtividade. A final do Ideas for Milk será realizada na sede da Embrapa Gado de Leite, realizadora do evento, no dia 9 de dezembro.

“Nossa expectativa é mostrar o grande potencial de Juiz de Fora em desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, entregando benefícios reais para o mercado com modelo de negócios verdadeiramente escalável e sustentável”, afirma o professor  do curso de Engenharia Elétrica da UFJF, Fabrício Campos, que desenvolveu o projeto do Scanner Bovino junto com os estudantes do mesmo curso, Pedro Duim e Luan Melo. “É um privilégio estarmos entre as melhores soluções para o mercado de leite do Brasil na competição de 2017. Acreditamos que esse reconhecimento vem do efetivo aumento de produtividade e simplificação do dia a dia dos produtores.”

O aplicativo é baseado em algoritmos inovadores de reconhecimento de padrões, chamados OCR (Optical Character Recognition), que permitem a identificação do gado através da câmera do celular do usuário. A distinção é feita, mesmo à distância, pelo número do brinco do animal. Além da identificação do animal, o aplicativo também permite o gerenciamento de dados. “Com os dados, sincronizados em um servidor, o produtor tem registrada a taxa de produtividade daquele animal específico ao longo do tempo. A partir disso, é possível fazer várias intervenções no manejo, como mudar a alimentação, identificar doenças, tudo isso com a intenção de aumentar a produtividade.”

Resultados expressivos
O professor Fabrício Campos ainda ressalta que, após as etapas de teste e validação do Scanner Bovino, o produto já é comercializado há dois meses. “Acumulamos ótimos números”, aponta. “Nossa plataforma possui 250 licenças comercializadas e mais de 750 recomendações automatizadas, seguindo as boas práticas de manejo passadas por nossa inteligência artificial. Através delas, foram geradas cerca de dez crias provenientes do melhoramento genético assistidos pela plataforma Scanner Bovino, além de 300 medicamentos e vacinas aplicados e mais de 50 inseminações realizadas.”

Outras informações:
Aplicativo inovador para identificação de rebanhos é desenvolvido na Universidade
Confira todos os finalistas do Ideas for Milk
Site oficial do Ideas for Milk