bc213d4c-f304-4e86-855e-2a421950c53b

Eliabe Rodriguez Araújo defendeu a dissertação “O processo de incorporação das tecnologias em sala de aula em uma escola em Araçuaí/MG” (foto: arquivo pessoal)

Os desafios de ampliar a utilização dos recursos tecnológicos na escola em que atua como diretora motivaram a acadêmica Eliabe Rodriguez Araújo a desenvolver a sua dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. A escola na qual a mestranda trabalha está localizada no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

Eliabe conta que se interessou pelo tema pois, como professora, acompanhou a chegada da tecnologia nas escolas e percebeu que esta era pouco utilizada pelos docentes, incluindo ela. “ A tecnologia foi chegando e eu não sabia o que fazer com ela, não podia mexer nos aparelhos porque podia estragar.” Quando deixou o cargo de professora para assumir a direção da escola, percebeu que o problema era mais comum do que imaginava. “Os professores não usavam os recursos e aquilo me deixava inquieta, eu queria que aquilo fosse usado.”

A pesquisadora realizou um estudo de caso para enxergar e analisar as razões pelas quais a tecnologia era pouco utilizada por determinados professores, a fim de buscar soluções viáveis para o problema. Para isso, entrevistou o vice-diretor da escola, a supervisora pedagoga administrativa e realizou um grupo focal com nove professores (efetivos e designados), dentre os quais aqueles que não usam e os que utilizam a tecnologia na sala de aula. A acadêmica buscou também observar o modo como a tecnologia era empregada nesse segundo caso. Eliabe ressalta que durante a realização do trabalho, possuía o olhar de gestora e de pesquisadora, o que foi essencial para obter sucesso.

Durante a pesquisa, a mestranda percebeu mudanças significativas na atuação dos professores em suas aulas: “Percebi como a pesquisa influenciou no cotidiano da escola, os professores estavam buscando a tecnologia, procurando inseri-la em suas aulas. Houve um maior interesse pelo Laboratório de Informática que, muitas vezes, ficava vazio.”

A professora orientadora, Nubia Schaper, explica a importância que a dissertação assume no sentido de buscar soluções: “ela parte de uma questão da prática e a pesquisadora se envolve nessa questão, busca dentro da própria escola resoluções para o problema que ela levanta.” A docente destaca, ainda, que o problema da inserção da tecnologia em meio escolar não reside nos alunos, já que eles não enfrentam dificuldades como os professores: “O desafio é criar condições para que os professores e professoras compreendam a necessidade e a importância das tecnologias.”

O estudo em questão, embora elaborado a partir de uma pesquisa feita em uma escola específica em Araçuaí, analisa questões que estão presentes em várias escolas do país, como enfatiza Eliabe: “eu acredito que essa pesquisa vai se aproximar da realidade de muitas escolas. A utilização da tecnologia não é algo impossível, as escolas têm condições de trabalhar com isso.”

Contatos:
Eliabe Rodrigues Araújo (mestranda)
eliabea.mestrado@caed.ufjf.br

Nubia Aparecida Schaper Santos (orientadora- UFJF)
nubiapsi@ig.com.br

Banca Examinadora:
Profa. Dra. Nubia Aparecida Schaper Santos (orientadora- UFJF)
Profa. Dra. Liamara Scortegagna (UFJF)
Profa. Dra. Mylene Cristina Santiago (UFF)
Prof. Dr. Marcos Tanure Sanábio (UFJF)
Prof. Dr. Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de Carvalho (UFJF)

Outras informações: (32) 4009 -9319- Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública