Com nota máima no Enade e outros bons indicadores, Farmácia de GV obteve CPC 5 (Caique Cahon)

Com nota máxima no Enade e outros bons indicadores, Farmácia de GV obteve CPC 5 (Caique Cahon)

Dentre os cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2016, 80% deles obtiveram conceitos 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 24.

O curso de Farmácia do campus avançado de Governador Valadares alcançou a nota máxima, que varia de 1 a 5. Educação Física (JF), Farmácia (JF), Fisioterapia (JF), Medicina (JF), Nutrição (JF e GV) e Odontologia (JF) conseguiram nota 4, enquanto Serviço Social (JF) e Enfermagem (JF) ficaram com conceito 3.

Usando a nota obtida pelos estudantes concluintes no Enade e outros indicadores como o número de mestres e doutores atuando como docentes, o CPC aponta a qualidade dos cursos de graduação de instituições de ensino superior de todo o país. Para gerar o CPC, é preciso que, pelo menos, dois alunos concluintes da graduação façam o Enade.

A coordenadora da Farmácia em Governador Valadares, Regina Kelmann, destaca o trabalho coletivo feito para alcançar o resultado, que inclui os técnico-administrativos em educação (TAEs), os departamentos de Farmácia e de Ciências Básicas da Vida e os docentes do campus. “A conquista também é mérito dos discentes, que se esforçam em aprender o que os professores têm a ensinar. Independentemente dos problemas de infraestrutura que passamos, conseguimos chegar a essa nota.”

Trabalho de melhoria contínua

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon, o setor tem tentado promover melhorias em todos os cursos da instituição. “A Prograd está trabalhando em alterações, principalmente, nos projetos de políticas pedagógicas dos cursos e está adequando as novas cargas horárias exigidas pelas diretrizes curriculares de cada curso. Além disso, estamos ampliando a participação nos colegiados e nos núcleos estruturantes docentes, para que a gente possa melhorar essa avaliação do conceito preliminar dos cursos.”

Para a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, “o CPC é um indicador muito importante para conhecer as condições dos cursos e da educação que é oferecida em nossa instituição. E agora, aguardamos, com ansiedade, o relatório de cada um deles, para que, de posse dessas informações, as coordenações e os colegiados possam aprimorar os projetos pedagógicos e melhorar as práticas que vêm sendo adotadas em cada curso.”

O que é CPC?

O CPC é um dos três indicadores de qualidade da educação superior. Ele é responsável por avaliar o desempenho dos estudantes, a infraestrutura e instalações dos cursos, os recursos didáticos-pedagógicos aplicados ao longo da graduação, e o corpo docente.

As variáveis utilizadas para calcular o conceito preliminar dos cursos são a nota obtida pelos alunos no Enade, as respostas dadas por eles no Questionário do Estudante aplicado durante o Exame, além do número e proporção de professores mestres e doutores que há em cada graduação. Alguns aspectos como a diferença de desempenho obtido pelos graduandos em relação ao que era esperado, e o regime de trabalho dos professores também são levados em consideração no cálculo do CPC.

Além do Enade e do CPC, há ainda o Índice Geral de Cursos (IGC), o qual inclui também os indicadores dos programas de pós-graduação. O IGC da UFJF é 4, também em escala de 1 a 5. Para Cassiano Caon, “a nota indica que estamos no caminho certo, fazendo um bom trabalho, mas que pode ser melhorado”.