“DSTs & Aids – a UFJF vai falar sobre isso!”. Esse é o nome do Colóquio que acontece na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 14h30, e que visa a conscientizar sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro. O evento é fruto de parceria entre o projeto de extensão “Miss Brasil Gay – Interfaces com a Universidade Federal de Juiz de Fora e a comunidade”, em conjunto com a Rumos – Empresa Júnior de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora e a Cemig e será realizado nos anfiteatros 2 e 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O Colóquio é aberto a todos os interessados, inclusive fora da comunidade acadêmica e vai contar com apresentação de trabalhos, palestras, ação de distribuição de preservativos e doação de alimentos para instituições que acolhem os portadores do vírus HIV.

Marcelo do Carmo, coordenador do projeto “Miss Brasil Gay – Interfaces com a UFJF e a comunidade”, está na organização das atividades, junto com alunos do curso de Turismo. Segundo Carmo, os bolsistas sugeriram a realização desse evento, inédito na UFJF, pela importância de discutir sobre esse tema, que também atinge a comunidade LGBTTI, além de jovens, entre os quais se tem percebido aumento no número de casos no Brasil. “Essa é uma ideia nascida junto com os alunos, para promover um debate franco e esclarecedor, porque esse tema não pode ser esquecido”.

Ainda de acordo com o coordenador, com tantos avanços no que diz respeito aos estudos sobre a Aids, continua sendo fundamental falar sobre o assunto. “A ideia nasce justamente daí, porque um ponto fundamental é a banalização da doença. O objetivo do evento é conscientizar e abrir a discussão sobre Aids e as DSTs para esse público jovem que é muito atingido atualmente”. Assim, a organização acredita que as ações de sensibilização, educação e prevenção precisam ser recorrentes, para alertar sobre os riscos que a síndrome representa.

A programação vai contar com palestras dos médicos infectologistas, Ronald Roland e Sérgio Henrique de Oliveira Botti e uma mesa-redonda sobre reflexões éticas e jurídicas sobre sexualidade, mediada pelo professor Bruno Stigert. A apresentação de trabalhos tem o objetivo de dar oportunidade de circulação para o conhecimento que está sendo produzido na Universidade, integrando as diversas áreas que trabalham o tema.

Além disso, vai ser realizado um evento cultural no hall do anfiteatro do ICH, com distribuição de preservativos no Restaurante Universitário do Campus, como forma de lembrar a importância da prevenção e a atividade socioeducativa “Convivendo com pessoas portadoras do vírus HIV”, promovida por uma instituição que trabalha com soropositivos.

Para participar do Colóquio, o interessado deve entregar no dia do evento um quilo de alimento não perecível (leite, arroz, óleo, macarrão, feijão, farinha de trigo, fubá), destinado às entidades Grupo Casa e Gedae, que acolhem portadores do HIV. Esses alimentos também serão usados no almoço de confraternização de fim de ano Grupo Casa, que está sendo organizado pelos alunos do projeto de extensão.

Confira a programação completa

Outras informações: Curso de Turismo ou dturismoufjf@gmail.com