“Empreenda. Em Ação!” estabelece uma rede estadual entre a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e gestores, tanto do setor público quanto privado (Foto: Divulgação)

“Empreenda. Em Ação!” estabelece uma rede estadual entre a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e gestores, tanto do setor público quanto privado (Foto: Divulgação)

Sediada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a última fase local do programa “Empreenda. Em Ação!” selecionou as melhores startups desenvolvidas por estudantes em disciplinas de empreendedorismo na Universidade. Entre as 17 equipes que se apresentaram, 11 foram selecionadas para a próxima fase da competição e, posteriormente, sete premiadas em seis categorias. Uma delas, a de primeiro lugar em pontuação geral, abarcou dois ganhadores — um feito inédito no programa.

A organizadora do evento e professora do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, Priscila Goliatt, explica os critérios utilizados para a seleção dos finalistas locais. “As equipes foram avaliadas pelas categorias de modelo de negócios, protótipo, produto mínimo viável (MVP) e por maior pontuação geral.” Na etapa final do programa — que acontece em julho de 2018, em Ouro Preto — os competidores se encontram para participar em rodadas, presenciais e virtuais, de investimento nos projetos finalistas. Aproximadamente 4.500 estudantes estão envolvidos no programa.

Etapa é destaque estadual
A última etapa da fase local aconteceu no dia 23 de novembro, no Anfiteatro 2 do Prédio Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia. Ao longo do dia, 17 equipes se apresentaram para a banca avaliadora, composta por empreendedores e representantes do setor de inovação locais. Após as apresentações, os estudantes ainda responderam perguntas sobre seus projetos. “Segundo o retorno do coordenador de Ouro Preto, até o momento, a categoria em Juiz de Fora foi a única que conseguiu apresentar projetos na categoria de protótipo e MVP”, afirma Priscila. “É muito gratificante ver a qualidade dos projetos ser constatada e, ainda mais, ver que existe o interesse em patrociná-los.”

Mateus Correa durante apresentação do projeto Acolher (Foto: Divulgação)

Mateus Correa durante apresentação do projeto Acolher (Foto: Divulgação)

Projeto voltado para pessoas com deficiência auditiva
O aluno de Engenharia Elétrica – Telecomunicações da UFJF, Mateus Carpanez Correa, é representante do projeto Acolher, um dos primeiros colocados na pontuação geral e vencedor na categoria de Protótipo. “O projeto se trata de uma campainha para pessoas com deficiência auditiva. É um dispositivo baseado em Internet das Coisas, que transforma o sinal sonoro em uma vibração para celular e uma pulseira inteligente”, adianta o estudante. “Contando com uma câmera, a campainha retira uma foto de quem apertou e manda para o aplicativo, levando algumas informações como data, horário e dia da semana que a a pessoa passou por sua casa. Algumas funções também podem ser executadas pelo aplicativo, como abrir o portão eletrônico e selecionar frases para que a campainha vocalize. A campainha funciona com internet, então, você pode acessar essas informações e funções de qualquer lugar do mundo.”

Correa também conta sobre sua experiência em participar do “Empreenda. Em Ação!”, afirmando que é engrandecedora. “O conselhos de pessoas mais experientes no ramo da inovação nos faz crescer muito e chegar mais próximos do acerto. Mas, talvez, o momento mais legal da competição foi mostrar para a comunidade nosso trabalho e ouvir deles que estamos no caminho certo, que podemos melhorar a qualidade de vida de várias pessoas.”

Empate inédito e premiações
Um dos destaques da etapa foi a obtenção de um empate inédito no primeiro lugar na pontuação geral. Confira, abaixo, as categorias e equipes premiadas na última fase local do “Empreenda. Em Ação!”:

tabela-1

tabela-2