Aproximadamente 1.600 formandos inscreveram-se para participar da colação de grau unificada, do segundo semestre de 2017, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As solenidades ocorrerão do dia 19 ao dia 21 de dezembro, no Cine-Theatro Central, sendo três nos dois primeiros dias (às 17h, 19h e 21h) e duas no último (às 17h e 19h).

A retirada dos diplomas ocorre no dia da colação. Para isso, é necessário que o aluno tenha concluído seu curso e não possua pendências junto à Biblioteca. É importante acompanhar o lançamento das notas junto ao Siga pois somente após o fechamento deste o aluno se torna apto a participar. Em caso de problemas com a Biblioteca, esta deve ser procurada para a emissão do “nada consta”.

Os oradores e os juramentistas serão escolhidos após reunião dos representantes dos cursos com a equipe do Cerimonial, que acontecerá na Diretoria de Imagem Institucional, na quarta-feira, dia 6, a partir das 8h. Será escolhido um juramentista para cada curso e sorteado um orador para cada solenidade, de acordo com a indicação dos representantes, que são escolhidos pelas turmas ou pelo coordenador do curso. A presença na reunião é indispensável pois nela serão esclarecidas quaisquer dúvidas a respeito do evento. O aluno estrangeiro que desejar executar o hino de seu país durante a cerimônia deve enviar e-mail com a solicitação para cerimonial@ufjf.edu.br.

Cada formando receberá cinco convites de entrada para o evento, sendo dois VIPs (assentos mais à frente) e três convencionais. As datas para a retirada ainda serão definidas e divulgadas. Caso o aluno não possa fazer a retirada, ela poderá ser feita por um representante, que deverá comparecer à Diretoria de Imagem Institucional com documentos e as informações do aluno (nome e curso). Serão enviados e-mails para professores e servidores cujos filhos estejam formando para que eles possam entregar pessoalmente os diplomas.

Ao chegar no evento, os estudantes deverão retirar as becas no local indicado, assinar o termo de presença e formar uma fila para a entrada, portanto, solicita-se antecedência de uma hora e meia.

Os alunos que não puderem comparecer à cerimônia deverão enviar, por meio de um procurador, justificativa por escrito e uma procuração, com firma reconhecida em cartório, para pegar o diploma.

Confira as datas por curso

19 de dezembro, às 17h: Ciências Biológicas; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Nutrição; e Odontologia
19 de dezembro, às 19h: Comunicação Social; Direito; e Jornalismo
19 de dezembro, às 21h: Administração; Administração Pública; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas

20 de dezembro, às 17h: Artes; Artes Visuais; B.I em Artes e Design; Cinema e Audiovisual; Design; Moda; e Música
20 de dezembro, às 19h: Ciências Sociais; História; Letras; Pedagogia; e Serviço Social
20 de dezembro, às 21h: B.I. em Ciências Humanas; Ciência da Religião; Educação Física; Filosofia; Geografia; Psicologia; e Turismo

21 de dezembro, às 17h: Ciência da Computação; Ciências exatas; Estatística; Física; Licenciatura em computação; Matemática; Medicina; Química; e Sistemas de Informação
21 de dezembro, às 19h: Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia Computacional; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Produção

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial)