Professores da escola básica e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), estudantes dos cursos de licenciatura da UFJF e de cursos de pós-graduação, sindicatos de representação docente, gestores das redes de educação pública e professores da escola básica estão convidados a participar do Seminário “A Política Nacional de Formação de professores e professoras e suas repercussões nas Universidades Federais”. A iniciativa é promovida pelo Fórum de Licenciaturas e pela Coordenação de Licenciaturas da Pró-reitoria de Graduação da Universidade (Prograd) e ocorre na próxima terça-feira, 28, às 19h, no Centro de Ciências.

O evento visa discutir as repercussões da política sobre a reforma curricular das licenciaturas a partir das novas “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior e para Formação Continuada”, anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC).

“O evento é importante para ampliar a discussão sobre a formação inicial e continuada de professores, considerando a Resolução que institui as diretrizes nacionais para formação docente e o anúncio das novas políticas de formação de professores apresentadas pelo MEC. É preciso entender, discutir e construir o projeto institucional de formação docente da UFJF”, afirma o pró-reitor adjunto de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim.

Para a coordenadora de Licenciaturas da Prograd, Angélica Cosenza, em face da Resolução do MEC, fez-se necessário fortalecer o Fórum de Licenciaturas – órgão colegiado e consultivo do Conselho de Graduação (Congrad) – como espaço propício à elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), para aprovação no Congrad. “Assim, ao longo do ano de 2017, uma comissão estabelecida pelo Fórum de Licenciaturas trabalhou na elaboração de um desenho de PPI que traz em seu bojo uma proposta de reforma dos cursos de licenciatura da UFJF.”

A professora Maria de Fátima Cóssio, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será a convidada da mesa de debates. Maria de Fátima atua na Graduação e na Pós-Graduação na linha de Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente e é líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Neppe) e Pró-Reitora de Ensino da UFPel. A professora também realiza estudos e pesquisas ligados aos temas: políticas educacionais; gestão educacional e escolar; nova gestão pública e governança; currículo e trabalho docente.

Após a apresentação da professora, a coordenadora de Licenciaturas apresentará o desenho da reforma de licenciaturas da UFJF que vem sendo construído pela comissão do Fórum das Licenciaturas e, em seguida, os participantes são convidados a discutir sobre as propostas apresentadas.

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação
licenciaturas.prograd@ufjf.edu.br