O I Encontro Regional PIC, Mentores e OBMEP na Escola MG acontece neste sábado, 25, no auditório do Anfiteatro do Instituto de Ciências Exatas da UFJF e pretende reunir mais de 130 alunos dos 3 programas de quase todas as cidades da região. As Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) oferecem provas anuais que estão presentes em 99% dos municípios brasileiros e têm penetração superior ao Exame Nacional do Ensino Médio – o ENEM. As Olimpíadas promovem a interação dos alunos das escolas básicas na avaliação dos conhecimentos matemáticos adquiridos.

É com o intuito de aproximar os estudantes da Universidade em torno desta ciência que alguns programas Pós-Olimpíadas são oferecidos em forma de projeto de extensão. O evento tem início às 13h30 e visa estabelecer o diálogo entre os estudantes dos diferentes polos do projeto e apresentar o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Este oferece bolsas de Iniciação Científica para os medalhistas que ingressarem na Universidade e no mestrado do Programa de Matemática.

Entre os participantes do Encontro estarão a Pró-Reitora de Extensão, professora Ana Lívia Coimbra, o professor do Departamento de Matemática, Sandro Rodrigues Mazorche, que é ainda coordenador de aplicação das provas da OBMEP na região. Também vão estar presentes a coordenadora do PICME, professora Flaviana Andrea Ribeiro, e a coordenadora dos programas PIC, Mentores e OBMEP na Escola, a professora Beatriz Casulari, do Departamento de Matemática da UFJF.

Ex-alunos do PIC irão contar suas experiências no evento. Eles reafirmam a relevância do projeto para a inserção no espaço acadêmico. Entre eles, palestrará Wilker Thiago Resende Fernandes, que foi medalhista da OBMEP em 2009 e estudante do Bacharelado em Ciências Exatas na UFJF no ano de 2013. Posteriormente, se graduou no Bacharelado em Matemática, e ingressou no Mestrado da mesma área na instituição, dando sequência aos estudos no Doutorado na USP. Atualmente, Wilker é professor no Departamento de Matemática da Universidade Federal de São João Del Rey.

Os projetos

O Projeto de Iniciação Científica Júnior (PIC) é de nível nacional e está presente há 14 anos na Universidade Federal de Juiz de Fora. A iniciativa convida os alunos medalhistas das provas da OBMEP para a participação em um projeto de extensão em um dos 5 polos da região. Além disso, há 3 turmas online em outras cidades, totalizando 120 alunos participantes no ano de 2016.

O PIC funciona de maneira semipresencial: os alunos têm 14 encontros na Universidade, aos sábados, ao longo de sete meses. As tarefas continuam em casa através do portal do Projeto de Iniciação Científica. O material do programa é todo fornecido pela OBMEP, gratuitamente, com apostilas exclusivamente desenvolvidas para ele.

O CNPq fomenta o programa com bolsas de auxílio. Os participantes estudantes de escola pública podem receber uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00. Alunos de licenciatura recebem uma bolsa no valor de R$ 400,00 para atuarem como monitores. Ainda não houve renovação das bolsas dos coordenadores (professores universitários) sendo atualmente todos voluntários.

Já o projeto Mentores é um desdobramento do PIC, sendo ele outro Projeto de Iniciação Científica Júnior, para os alunos que foram medalhistas mais de três vezes, com atividades online preparadas por professores das Universidades Federais no país. Além disso, há uma outra iniciativa dentro das escolas públicas, o OBMEP na Escola que é um projeto que busca estimular o uso do material das provas, como o Banco de Questões.