“Empreenda. Em Ação!” promove rodada de investimentos para projetos finalistas (Foto: Divulgação)

“Empreenda. Em Ação!” promove rodada de investimentos para projetos finalistas (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia nesta quinta-feira, 23, a última fase local do programa “Empreenda. Em Ação!”. Com o intuito de incentivar e divulgar uma educação que incorpore uma visão empreendedora,  o projeto elabora uma competição entre projetos de startups elaborados por estudantes, visando selecionar e premiar os melhores projetos universitários de empreendedorismo, analisando seus quesitos de idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócios reais. O evento acontece no Anfiteatro 2 do Prédio Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia. As inscrições podem ser realizadas on-line.

Ao longo da competição, os participantes estabelecem uma rede de colaboração e comunicação estadual entre a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e gestores, tanto do setor público quanto privado. Atualmente no fim da sua segunda fase, o programa é composto por cinco no total — a final mineira ocorre em julho de 2018. Uma das organizadores e professora do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, Priscila Goliatt, ressalta a sua expectativa que a banca avaliadora de empreendedores “consiga visualizar o potencial dos estudantes da UFJF”.

“É uma oportunidade única que eles possuem de aplicar o conhecimento que aprendem dentro da Universidade, além de estabelecer um contato maior com seus professores e com o próprio mercado de trabalho. Participando do programa, é possível até que já saiam da graduação com sua própria empresa, inseridos em seu próprio negócio.” A professora também frisa a importância da presença de membros da comunidade acadêmica para acompanhar a etapa, além de  prestigiar os participantes. “É uma ótima forma de compreender a formação empreendedora que a UFJF também fornece, além de torcer pelos colegas e conhecer os projetos que são realizados aqui no campus.”

Etapas
Ao longo das primeiras etapas, os projetos estudantis são acompanhados, aprimorados e preparados para uma competição, realizada pela própria instituição e pelo Programa, em eventos locais do “Empreenda. Em Ação!”. Estes concluem a terceira etapa, abrindo caminho para a quarta, de preparação dos finalistas locais. Nesta, as instituições estabelecem parcerias, seja com incubadoras de empresas ou representantes do setor produtivo, com o objetivo de enriquecer e impulsionar os projetos para a quinta e última fase.

 

Outras informações:
Site oficial do “Empreenda. Em Ação!”
Inscrições on-line