Pensar as diferenças na sociedade, especialmente os alunos no ambiente escolar, com todas suas potencialidades, singularidades e experiências. Estas são algumas reflexões que o III Seminário Internacional Diferenças e Educação (Side) pretende promover. Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped), o III Side acontece entre esta quarta e sexta-feira, dias 22 a 24, na Faculdade de Educação (Faced).

As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o início do Seminário e variam entre R$ 40 e R$ 90. Todos os inscritos receberão certificados de participação. Na programação, a mesa de abertura “Diversidade: discursos, políticas, educação e subjetividades” contará com professores do Instituto Universal de Lisboa e da UFJF.

“O objetivo do seminário é pensar e problematizar as diferenças dentro da sociedade e, especialmente, na escola. Neste sentido, nossa intenção é valorizar a individualidade de cada um e refletir sobre o quanto os processos educativos têm trabalhado a relação com as questões subjetivas do sujeito inserido naquele meio”, analisa a professora da Faculdade de Educação e coordenadora do Neped, Katiuscia Antunes.

Para Katiuscia, o evento acontece em um momento propício para a construção de um diálogo com a situação atual da educação no país. “Neste contexto de negação e silenciamento das diferenças nas escolas (com políticas que reprimem o professor ao discutir questões relacionadas ao gênero, por exemplo), a importância do Side está em tentar combater, de alguma forma, estes discursos mais silenciadores e trabalhar o diálogo com as diferenças.”

Um dos convidados para compor a mesa de abertura é o professor do Instituto Universitário de Lisboa, João Manuel Calhau de Oliveira, que contribuirá com experiências referentes às relações entre educação, diversidades,  políticas e subjetividades.

Outras informações: (32) 2102-3667 – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped)