Como o intuito de envolver as crianças e seus familiares de modo a valorizar a cultura negra e combater o preconceito racial na sociedade, a Creche Comunitária Leila de Mello Fávero traz para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a exposição fotográfica “Mãe África”. Sediada pelo segundo ano consecutivo na instituição, a abertura oficial acontece nesta terça-feira, dia 21, às 16h, no Anfiteatro das Pró-reitorias. A visitação será aberta ao público no saguão da Reitoria.

Localizada no bairro São Pedro, a creche organiza a mostra como parte do projeto “Coração da África”, elaborado há três anos pela educadora Fabiana Gomes como forma de pôr em prática o que determina a Lei 10.639/03, que trata do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira para alunos dos anos iniciais.

Para a exposição desse ano, a creche solicitou às responsáveis que levassem algo significativo dos momentos de suas brincadeiras com as crianças. Segundo Fabiana, “a exposição buscou fazer uma ligação entre o direito da criança ao brincar e a questão racial, que é trabalhada durante o ano inteiro na creche.”

Para o diretor da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e professor da Faculdade de Educação, Julvan de Oliveira, receber a exposição reflete a valorização do trabalho da creche pela Universidade. “Trazer um trabalho como esse para a UFJF auxilia nossos futuros professores e grupos de pesquisa e extensão que realizam atividades em escolas a serem mais sensíveis a esses temas em seu cotidiano profissional. Possibilita, também, o cumprimento de um compromisso com a comunidade do entorno, ao valorizar o trabalho significativo de uma creche vizinha a nós.”

As fotos da exposição foram feitas pela aluna do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, Brenda Lomeu, que conheceu o trabalho da creche por meio de uma disciplina do curso. Brenda fotografou as crianças com suas responsáveis, pontuando o que marca esta relação.  Segundo a aluna, foi fácil perceber a participação e importância da família na formação da criança. “O comportamento delas reflete o que encontram em casa e isso ficou bem perceptível quando as fotografei juntas”.

De acordo com a coordenadora da creche, Núbia Schubert, as exposições despertam nas crianças e em seus familiares sentimento de pertencimento, além de autoestima. “Quando eles se veem retratados nas fotos, são despertados a um sentimento de pertencimento ao trabalho que executamos no nosso espaço educacional. Trabalhamos para que a família e, principalmente as crianças, percebam que são as personagens principais de todo nosso empenho”. A coordenadora ressalta que o fato de a exposição ocorrer na UFJF torna mais fácil o acesso para as famílias das crianças, uma vez que “só faz sentido se elas também tiverem acesso”, conclui.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Imagens Afirmativas