Há muitos pontos em comum na trajetória dos profissionais da História e dos profissionais da Comunicação”, afirma Christina Musse, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e líder do grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória. Pensando nisso, o grupo realiza o IV Seminário Comcine, que nesta edição traz o tema “Comunicação e História: diálogos possíveis”. O evento será realizado na Sala de Demonstração da Faculdade de Educação (Faced), nesta segunda-feira, 20, das 9h às 18h. As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, neste link, ou na entrada do evento.

A primeira mesa do Seminário, “Interfaces entre Comunicação e História: desafios da memória”, com a professora do Curso de História da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Cássia Rita Louro Palha, tem início às 9h30. Às 14h, Rafaella Prata e Lucas Gamonal, egressos do grupo de pesquisa, compõe a mesa “Pesquisa e Memória: reflexões sobre o passado e o presente”.

Em seguida, às 16h, a professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design da UFJF, Alessandra Souza Melett, ministra palestra na mesa “Minas é Cinema: propostas e desafios”. O evento será encerrado com Anderson Luiz da Silva, professor da Faculdade de Letras da UFJF e vice-líder do grupo de pesquisa, que analisará a relevância que as cartas pessoais têm para o estudo de História na palestra “A circulação da correspondência pessoal: perspectivas históricas, midiáticas e ficcionais”.

Christina Musse destaca que os estudos sobre História da Mídia têm avançado nos últimos anos. “Este vínculo entre as duas áreas tem sido reconhecido, por pesquisadores de ambas. No campo da Comunicação, mais especificamente, temos um Encontro Nacional de História da Mídia, que reúne os pesquisadores da rede Alfredo de Carvalho (Alcar). Além do mais, estas áreas têm trocado muitas práticas entre si, como metodologias e material de pesquisa.” Christina Musse acrescenta que atualmente, há autores da História que se debruçam sobre as histórias do cotidiano e dos acontecimentos que fazem parte da rotina das pessoas. “Eles usam os veículos de imprensa como documentos fundamentais e fontes primárias para poderem resgatar as memórias mais simples e corriqueiras da sociedade de determinadas épocas.”

Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória

Alunos de graduação e pós-graduação participam do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória que é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF. Atentando-se às linhas de pesquisa: “Cidade e Memória”, “Estudos de memória social”, “Mídia e memória”.

O grupo trabalha com a criação de conteúdo audiovisual, tendo desenvolvido webséries como “Cinema de Rua de Juiz de Fora”, em 2016, e “Memórias Possíveis – Jornalistas de Juiz de Fora”, em 2017. O grupo de pesquisa Comunicação, Cidade e Memória contribuiu na documentação da Comissão Municipal da Verdade, que investigou o período da Ditadura Militar, na Zona da Mata.

Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Memória