A Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe neste domingo, dia 19, atividades da Semana de Práticas Integrativas e Complementares, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora. O evento no campus vai contar com caminhada, práticas integrativas, atividades lúdicas e apresentações artísticas.

O objetivo do evento é divulgar e apresentar os serviços que se relacionam às práticas integrativas oferecidos pelo Departamento de Práticas Integrativas e Complementares da Prefeitura, para toda a população. “As práticas integrativas e complementares envolvem sistemas médicos e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção. Elas buscam a promoção, manutenção e recuperação da saúde, baseadas em um modelo de atenção humanizado”, explica a gerente do departamento, Clarete Santos.

De acordo com Clarete, desde a década de 1980 a chamada medicina alternativa, vem ganhando lugar nas políticas públicas de saúde e reconhecimento científico sobre sua atuação na saúde humana. Segundo ela, houve uma difusão dessas possibilidades terapêuticas com respaldo do estado. “Durante essa década consolidou-se um conceito que colabora, de maneira ímpar, no reconhecimento de algumas dessas práticas como saber médico complexo tão efetivo quanto a biomedicina difundida nos países do ocidente.”

As atividades da Semana vão até dia 24 de novembro e tem entrada franca. A programação conta ainda com roda de conversa sobre o tema, assistência farmacêutica e um ciclo de palestras de 20 a 24 de novembro, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora.

Outras informações: (32) 3690-7130 – DPIC