33055985640_dc32de6869_z

Victor Hugo Vassallo trabalhou também com abordagem histórica da trigonometria (foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Os número governam o mundo”. A frase do grande filósofo e matemático grego, Pitágoras, transformou-se em uma máxima reproduzida por vários séculos e que ainda vigora como uma representação de como a Matemática e suas diferentes aplicações podem estar presentes em qualquer coisa no nosso dia-a-dia. Pensando nessa aplicabilidade, o mestrando do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Victor Hugo Vassallo, desenvolveu sua dissertação intitulada “Razões Trigonométricas: Uma Abordagem do Cotidiano.”

O pesquisador trabalhou com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, localizado em Três Rios, propondo situações-problema para mostrar aos estudantes a possibilidade de utilizar a matemática para solucioná-los. O primeiro passo foi fornecer uma abordagem histórica sobre a Trigonometria, familiarizando os alunos com a temática. Na sequência, o mestrando propôs a atividade de medição da cruz de uma igreja próxima à escola, aproximando a prática à realidade dos estudantes. “Desenvolvi algumas atividades que poderiam ajudar os estudantes na compreensão do conteúdo. A ideia era criar tarefas de forma a não pular etapas, onde houvesse um trabalho colaborativo entre os alunos e a construção dos conceitos necessários.”

Para dar prosseguimento ao exercício proposto, Victor Hugo diversificou os meios de construção da solução para a atividade. As práticas foram iniciadas de forma manual – trabalhando com régua e compasso. Depois, Victor Hugo deu continuidade com a utilização de um software e finalizou com a produção de um teodolito – aparelho utilizado para medir ângulos. Ao final, os alunos puderam associar o uso da ferramenta com os resultados obtidos anteriormente, para que, enfim, fosse possível medir a altura da cruz. “Esperamos que a matemática possa ser entendida como uma ciência que busca resolver problemas e não apenas cria-los. Acredito que ao relacioná-la com nosso cotidiano e com uma boa dosagem de recursos, ela se torne mais acessível e útil.”

Contatos:
Victor Hugo Vassallo (mestrando)
matematicojf@yahoo.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Sandro Rodrigues Mazorche – (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Rogerio  Casagrande – (UFJF)
Prof. Dr. Francinildo Nobre Ferreira – (UFSJ)
Prof. Dr. Nelson Louza Dantas Junior - (UFJF)
Prof. Dr. Carlos Alberto Raposo da Cunha - (UFSJ)

Outras informações: (32) 2102-3339 – Mestrado Profissional em Matemática