mestrado Artes

Raphaela defendeu a dissertação “O cinema de Marcos Pimentel: da trajetória pessoal ao documentário Sopro”, dia 19 de setembro na UFJF (foto: Fayne Ferrari/UFJF)

Uma dissertação de mestrado apresentada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisou as obras do cineasta Marcos Pimentel, natural de Juiz de Fora com grande destaque nacional. A pesquisa foi desenvolvida pela acadêmica Raphaela Benetello Marques, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens.

A dissertação se concentra na análise do longa-metragem “Sopro”, o primeiro de Pimentel.  No percurso do trabalho, Raphaela fez uma descrição detalhada dos caminhos que envolveram a produção, bem como obteve os depoimentos dos próprios profissionais que estiveram envolvidos com o filme, sendo esses: Cristiano Rodrigues (produção), Pedro Aspahan (som direto), Mariana Musse (assistente de direção), Ivan Morales Jr (roteiro e montagem), Matheus Rocha (fotografia), David Machado (edição de som) e Luana Melgaço (produção executiva). Entre os entrevistados, destaque para o registro com o próprio diretor Marcos Pimentel.

A pesquisa apresenta, ainda, um breve panorama da trajetória de Pimentel na realização de curtas e mostra as etapas de formação do cineasta. “Acho que um dos méritos da dissertação é voltar seu olhar para um contexto mais regional. Muito embora Pimentel possua projeção nacional, seus vínculos com a cidade de Juiz de Fora ainda são muito fortes, o que está refletido nos seus vários filmes que frequentemente dialogam com referências da cidade e da região. Sopro é um bom exemplo disso”, destaca o professor orientador do trabalho, Sérgio José Puccini Soares.

Para o docente, o estudo pode se tornar uma boa referência para todos os interessados não apenas no trabalho de Pimentel, “mas também em pesquisas voltadas para produção e realização cinematográfica dentro do contexto atual do cinema brasileiro, especialmente aquele feito em Minas Gerais, fortemente apoiado em editais de leis de incentivo.”

Segundo Raphaela, trabalhar com este tema e com o objeto de estudo foi uma experiência prazerosa e enriquecedora. “Construir esse trabalho foi muito gratificante na medida em que cada entrevistado ia contando sua visão dos dias de gravação e pós-produção do filme, histórias que nem sempre puderam entrar na obra final, mas que ajudam a contar um pouco do modo de fazer filmes de Marcos Pimentel. A entrevista com o cineasta foi um grande presente, boas histórias e grandes relatos foram descobertos e solucionados ali.”

Marcos Pimentel é documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF). Diretor, roteirista e produtor independente, realizou documentários em cinema (35mm e 16mm), vídeo e televisão, que ganharam 87 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo.

Atualmente, é um dos diretores do CINEPORT – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, onde também coordena uma rede de cooperação audiovisual entre jovens realizadores lusófonos. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba).

Contatos:
Raphaela Benetello Marques (mestranda)
raphabenetello@gmail.com

Sérgio José Puccini Soares (orientador – UFJF)
sergpuccini@hotmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Sérgio José Puccini Soares – (orientador – UFJF)
Profa. Dra. Alessandra Souza Melett Brum –  (UFJF)
Prof. Dr. Alessandro Constantino Gamo – (UFScar)

Outras informações: (32) 2102 – 3362 – PPG em Artes, Cultura e Linguagens