Secretária de Estado de Educação de Minas, Macaé Evaristo, é a convidada (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)

A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove neste sábado, 18, a palestra “Consciência Negra em Tempos de Resistência” no anfiteatro do Colégio de Aplicação João XXIII. O evento problematiza as mudanças estruturais que atingem a população negra no atual momento de retrocesso do país. A palestrante convidada é a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo dos Santos, que refletirá sobre as políticas de inclusão das minorias raciais na educação.

A palestra pretende estabelecer uma relação entre a universidade e a educação básica, incentivando a população a pensar as políticas raciais de acesso a educação. “Há uma importância fundamental para a Universidade que é pensar as políticas de inclusão da população negra na educação no ensino superior – que é o trabalho da Diaaf -, mas dialogando também com a educação básica e estadual. A importância da reflexão das escolas da educação básica em já começarem a pensar a inclusão desse juventude negra”, afirma o diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira.

O evento gratuito é voltado para o público em geral, estudantes e professores do João XXIII e da UFJF. A palestra começa às 9h. Haverá certificado para os participantes.

Sobre a palestrante

Macaé Evaristo é professora da rede municipal de educação de Belo Horizonte desde 1984, onde atuou na coordenação e na direção de escola pública. Posteriormente, trabalhou como secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação entre os anos de 2013 e 2014. Atualmente, Macaé é secretária de Estado de Educação de Minas Gerias, desenvolvendo ações que promovem, principalmente, as temáticas de movimentos sociais, políticas educacionais, inclusão, relações étnico-raciais e pluralidade cultural.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas da UFJF