A estreita relação com as artes plásticas se consolidou pela experiência de José Luiz como curador das exposições no Forum da Cultura da UFJF (Foto: Divulgação)

A estreita relação com as artes plásticas se consolidou pela
experiência de José Luiz como curador das exposições no Forum da Cultura da UFJF (Foto: Divulgação)

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) traz a mostra de artes plásticas “Terra e Mar”, do professor, dramaturgo e cenógrafo José Luiz Ribeiro. A abertura acontece nesta terça-feira, dia 14, às 20h30 e as visitações acontecem de segunda a sexta, das 14 às 18h, até o dia 8 de dezembro, com entrada franca.

Após o sucesso da mostra “Solstício”, exibida em 2016, José Luiz Ribeiro retorna suas atividades no universo das artes plásticas. Ao todo são nove obras, em acrílica sobre tela, inspiradas em paisagens naturais do Rio de Janeiro. “Uma ida ao Rio e a observação das montanhas se perdendo entre as nuvens e depois o encontro lá no Forte da Guarda, no Leme, onde temos uma vista maravilhosa da geografia do Rio de Janeiro, me impressionou muito. Aquelas terras e montanhas, o encontro do mar, a favela iluminada, esses elementos ficaram no meu subconsciente.”

Nas obras, a predominância das cores verde, amarelo e azul refletem a preocupação do artista em valorizar e resgatar o amor ao país, mesmo em momentos de turbulências e incertezas. “Precisamos rever o Brasil e refutá-lo de uma maneira muito rica através da ética e de um repensamento do homem e do cidadão.”  

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura