Alunos alcançaram a primeira colocação na categoria Standard Platform League (Foto: Divulgação)

Os alunos da equipe Rinobot, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), alcançaram a primeira colocação na categoria Standard Platform League (SPL) da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica. A disputa aconteceu entre os dias 7 e 11 de novembro, na cidade de Curitiba (PR), e contou com participação de equipes de diferentes instituições de ensino do país.

Nesta categoria, os alunos são responsáveis pela programação de robôs produzidos por uma empresa especializada, intitulados “NAO”, que competem uma partida de futebol com quatro jogadores, sendo três de linha e um no gol. Os equipamentos são autônomos, ou seja, não há qualquer interferência humana nas atividades do androide no meio da disputa.

Com a primeira colocação, os alunos ganharam a chance de disputar a partida final com o robô campeão da categoria Humanoide, que engloba androides construídos ou adquiridos pelas equipes para realização da mesma atividade, mas com especificações técnicas distintas. Na oportunidade, a equipe também sagrou-se vitoriosa no confronto, conquistando mais um troféu. Além dessas conquistas, a equipe alcançou a décima colocação na categoria Very Small Size Soccer, (VSSS), na qual robôs seguidores de linha jogam uma partida de futebol.

De acordo com estudante de Engenharia Elétrica e membro da equipe, Afonso da Fonseca Braga, o resultado da competição consolida os últimos resultados da equipe. Entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro, a equipe já havia conquistado o terceiro lugar na categoria Seguidor de Linha, na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit), em Belo Horizonte. “O resultado é muito importante para visibilidade da equipe, trouxemos mais prêmios para casa. Assim conseguimos seguir nosso objetivo, que é disseminar a robótica no meio acadêmico e incentivar as pessoas a participar de projetos paralelos à Universidade”, afirma.

Criada em março de 2016, com cerca de dez integrantes, a equipe conta, hoje, com 64 membros ativos (entre estudantes das diversas graduações e das pós-graduações), dois professores orientadores e três membros graduados que atuam como colaboradores.