Três programas de Pós-graduação stricto sensu do campus sede da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encontram-se com inscrições abertas para ingresso em 2018. São 61 vagas para mestrado e 43 para o doutorado, distribuídas entre Ciências da Religião, Química e Ciências Biológicas, totalizando 104 oportunidades para os interessados continuarem os estudos.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCIR)

O PPCIR disponibiliza 21 vagas para o mestrado e 24 para o doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro, na secretaria dos programas de Pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas (ICH), localizada na sala A-III-04, entre 9h e 17h, ou pelos Correios. Orientações sobre esta opção (Correios) estão disponíveis no edital, que também disponibiliza a documentação necessária para inscrição, detalhes sobre o processo seletivo e as datas da seleção.

Programa de Pós-graduação em Química (PPG-Química)

O PPG-Química oferece 25 vagas para o mestrado, divididas em cinco áreas de concentração. São 12 vagas para Físico-Química; duas para Química Analítica; sete para Química Inorgânica; uma vaga para Química Orgânica e três para Educação em Química. Para o doutorado, são oferecidas 14 vagas em apenas uma área de concentração (Química), em linhas de pesquisa nas seguintes sub-áreas: Físico-Química, Analítica, Orgânica, Inorgânica e Educação em Química.

As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de novembro, entre 13h30 e 17h30, na secretaria da Pós-graduação em Química, localizada no Instituto de Ciências Exatas (ICE). Serão aceitas inscrições enviadas via Sedex para o endereço disposto no edital, com a data de postagem dos documentos realizada até o dia 10 de novembro. O processo de seleção para o mestrado consiste em prova escrita de conhecimentos gerais em Química. Para o de doutorado, além da prova escrita, o candidato passará por entrevista e defesa de projeto de pesquisa.

Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCBio)

Para a área de concentração em Comportamento e Biologia Animal, o PPGCBio oferece 15 vagas para o mestrado e cinco para doutorado. Os candidatos têm até o dia 24 de novembro para se inscrever no processo seletivo, tanto na secretaria do programa, como via postal. Todas as orientações estão dispostas no edital.

A seleção dos candidatos ao mestrado e ao doutorado contará com avaliação escrita de conhecimentos específicos da área, avaliação escrita de proficiência em língua inglesa, avaliação de currículo e arguição e defesa do pré-projeto de dissertação ou projeto de tese.

Outras informações:

(32) 2102-3116 (PPCIR) ou pelo e-mail ppgcir.ich@ufjf.edu.br