O convênio permite que alunos, professores e pesquisadores da UFJF possam participar de grupos de pesquisa nas universidades integrantes (foto: Twin Alvarenga)

O convênio permite que alunos, professores e pesquisadores da UFJF possam participar de grupos de pesquisa nas universidades integrantes (foto: Twin Alvarenga)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oficializou mais um convênio transnacional, com o objetivo de expandir as relações exteriores, beneficiando alunos, professores e pesquisadores da Universidade. Na manhã desta quinta-feira, dia 9, o professor da Faculdade de Farmácia e representante da UFJF no acordo, Fabiano Freire Costa, apresentou  à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) o documento assinado pela professora e coordenadora geral da Universidade de Buenos Aires e da Rede Ibero-Americana de Universidades, Maria Del Pilar Buera.

O objetivo da Rede é trocar e disseminar conhecimento sobre a recuperação de subprodutos rurais, além de levar tecnologia para regiões economicamente carentes,   permitindo a difusão científica entre os membros participantes. De acordo com Costa, o “foco principal é angariar pesquisadores que trabalham com desenvolvimento de produtos, processos e métodos focados principalmente no aproveitamento de resíduos da agroindústria, para desenvolvimento de alimentos funcionais”.

O convênio permite que alunos, professores e pesquisadores da UFJF possam participar de grupos de pesquisa nas universidades presentes na rede. “As ações de intercâmbio e treinamento e as potenciais transferências de tecnologia vão beneficiar os membros da UFJF que participarem”, afirma Costa.

A Faculdade de Farmácia está em negociação para sediar o encontro anual de coordenadores da Rede que acontece em outubro de 2018, com apoio do Mestrado em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, da Agência de Inovação Polo do Leite e Derivados e do Mestrado em Ciências Farmacêuticas.

A Rede Ibero-Americana de Universidades é composta pela Universidade de Granada (Espanha), Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Argentina), Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade Federal do Litoral (Argentina), Universidade Nacional de Chaco Austral (Argentina), Universidade Nacional de Rosário (Argentina), Universidade Nacional de Santiago do Estero (Argentina), Universidade Autónoma Gabriel René Moreno (Bolívia), Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil), Universidade do Chile (Chile), Universidade de Antioquía (Colômbia), Universidade da Sabana (Colômbia), Instituto de Agroquímica e Tecnlogia de Alimentos (Espanha), Instituto Politécnico Nacional (México) e Universidade da República (Uruguai), além de empresas privadas que incentivam a pesquisa.

Outras informações: fabianofreirecosta@gmail.com