O professor da UFF, João Luiz Vieira, destacou a arquitetura do cinema ao longo do século XX (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A conferência “Sensações corpóreas: realismo imersivo e sala de cinema” foi realizada pelo professor e pesquisador do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), João Luiz Vieira, abriu nesta quarta-feira, 8, a quarta edição do Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design (PPG-ACL) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Vieira destacou a arquitetura do cinema ao longo do século XX, o momento contemporâneo de transformação do cinema, bem como de seus espectadores, e os impactos da convergência tecnológica. “Chega o momento hoje do que a gente chama de uma cultura de telas. Hoje você tem contato com o cinema numa multiplicidade de telas que vão muito além do espaço tradicional da sala de cinema.”

O pesquisador da UFF, que é doutor em Estudos de Cinema pela Universidade de Nova Iorque (EUA) e pós-doutor pela Universidade de Warwick (Inglaterra), salientou a relevância de atividades interdisciplinares como o IV Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens.

“A maneira como o seminário está programado é muito inteligente, porque permite realizar concretamente o que a gente sempre deseja, desejou e pouco faz: essa ideia da interdisciplinaridade. Aqui você encontra pessoas com formações diferentes, com desejos diferentes de trabalhos criativos, mas buscando pontos em comum. Essa atividade precisa ser mantida anualmente e deve ser apoiada, eventualmente ampliada, e até exportada para outras universidades”.

IV Seminário em Arte, Cultura e Linguagens

Conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalho integram a programação da atividade até a próxima sexta-feira.

“Nosso programa é novo, foi criado em 2013. Estamos muito felizes em termos conquistado, na avaliação mais recente, o conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. É uma satisfação a presença neste Seminário de pesquisadores de 17 instituições de várias partes do país. Neste momento no qual a educação pública brasileira está sob forte ataque, qualquer evento acadêmico é um ato de resistência”, afirmou o coordenador do PPG-ACL, Luís Alberto Rocha Melo, referindo-se ao corte no repasse de recursos às universidades públicas, imposto pelo Ministério da Educação.

A professora e integrante da comissão organizadora Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens, Renata Zago, destacou a relevância do evento para a troca de conhecimentos. “O objetivo maior é fazer uma divulgação das pesquisas do programa de pós-graduação e que os alunos façam uma troca com estudantes e professores de outras instituições, por meio das conferências.”

Mais informações: (32) 2102-3362 – Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens
Seminário de Pesquisas em Artes, Cultura e Linguagens