kkk

Doutoranda também estabeleceu pontos de contato, articulando a produção de Maria da Saudade à de Murilo Mendes (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Murilo Mendes foi um dos mais importantes expoentes da poesia brasileira no século XX. O juiz-forano, que se mudou aos 19 anos para Niterói, esteve sempre em contato com diversos outros intelectuais e artistas brasileiros e estrangeiros ao longo de sua vida, criando importantes laços de amizade. Essas relações, por vezes, eram manifestadas na própria arte do escritor e daqueles com os quais ele se relacionava. Focada nesse aspecto, doutoranda do programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Maria Laura Müller, desenvolveu sua tese de doutorado intitulada “Murilo Mendes em diálogos: intertextualidade”.

A pesquisadora articulou três temas para a investigação: o sagrado, a arte e o mito, vinculados a três momentos da vida do escritor. O primeiro faz referência ao poeta jovem, recém-chegado de Juiz de Fora à capital; o segundo à relação com a arte por meio de artistas e intelectuais refugiados no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial e, por fim, uma abordagem sobre o mito, uma temática voltada ao período em que o autor viveu na Itália. Além disso, foi observado em cada etapa o diálogo relacional com os casais Ismael Nery e Adalgisa Nery, Arpad Szenes e Vieira da Silva, e o próprio Murilo e sua esposa, Maria da Saudade Cortesão.

Maria Laura explica que o primeiro indício intertextual analisado foi a coincidência do nome Berenice na musa de Murilo na obra “A poesia em pânico”, na tela de Ismael Nery e na narradora do romance “A imaginária”, de Adalgisa Nery. “Desde o início, não nos pareceu obra do acaso ou mera manifestação de afeto. Berenice trouxe à cena o primeiro grande diálogo do poeta com amigos. Musa de obra única, ela adormece nos anos seguintes, mas os argumentos que a circundam prosseguem nas obras subsequentes.”

O estudo ainda traz a poesia de Maria da Saudade com uma análise de sua obra, do ponto de vista temático e estilístico, promovendo visibilidade sobre essa poética pouco conhecida. A pesquisa também faz uma crítica voltada à Maria da Saudade Cortesão que é frequentemente referida apenas como filha de Jaime Cortesão ou mulher de Murilo Mendes, permanecendo à sombra de dois grandes homens. A doutoranda ainda estabeleceu pontos de contato, articulando a produção de Maria da Saudade à de Murilo Mendes, uma observação pioneira.

A coorientadora do projeto, professora Lilian Pestre de Almeida, ressalta o caráter inovador da pesquisa e aponta para a possibilidade de novos estudos serem desenvolvidos a partir dele. “Além de aprofundar em particular a relação poesia e pintura (Vieira da Silva e Arpad) em que as imagens deixam de ser apenas ilustrações escolhidas ao acaso, explora a poética de Maria da Saudade e aborda a reescrita contemporânea do mito grego e bíblico incluindo até mesmo Agostinho da Silva (A mulher de Loth) e Borges (A casa de Asterión), abrindo novas perspectivas para outros trabalhos.”

Além de corroborar para o entendimento do caráter pioneiro da tese, a professora orientadora, Enilce do Carmo Albergaria Rocha, destaca o aprofundamento da abordagem de Maria Laura.  “O estudo apresenta uma análise intertextual minuciosa, delicada e aprofundada dos temas e estéticas em diálogo na obra dos três casais a partir de seus laços de amizade.”

Um dos membros da banca examinadora foi o professor e dramaturgo José Luiz Ribeiro, provavelmente o primeiro a elaborar uma montagem intertextual dos escritores mineiros de Juiz de Fora – Belmiro, Nava e Murilo Mendes. O professor também encenou a tradução de “Calígula”, de Camus, traduzido por Maria da Saudade, e revela que a análise da obra poética da escritora é a “cereja do bolo” do trabalho da doutoranda.  “A tese aponta para um caminho novo, a colocação de Saudade não como uma sombra de Murilo, mas como uma grande escritora, de imensa carga intelectual e brilhante no campo da poesia.”

Contatos:
Maria Laura Müller da Fonseca e Silva (doutoranda): lauraprof@hotmail.com 
Enilce do Carmo Albergaria Rocha (orientadora): enilcejf@gmail.com

Banca examinadora:
Profa. Dra. Elnice Albergaria Rocha (UFJF)
Profa. Dra. Lilian Pestre de Almeida (UFF)
Prof. Dr. José Luiz Ribeiro (UFJF)
Profa. Dra. Cândida Georgopoulos (UFJF)
Profa. Dra. Teresa Cristina Cerdeira da Silva (UFRJ)
Profa. Dra. Ida Maria Santos Ferreira Alves (UFF)

Outras informações: (32) 2102-3118 – Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários