Exposição reúne 21 obras de diversas regiões do Brasil, além de Chile e Portugal (Foto: Divulgação)

Exposição reúne 21 obras de diversas regiões do Brasil, além de Chile e Portugal (Foto: Divulgação)

“Pratos, bilhas e moringas” é a exposição em cartaz no mês de novembro no Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As visitações acontecem de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 1º de dezembro, com entrada gratuita.

A exposição reúne 21 obras oriundas de diversas regiões do Brasil como Guarapari, Teófilo Otoni, Vale da Paraíba, Rio de Janeiro e Turmalina, além do Chile e de Portugal. São pratos, moringas, cantarinha e bilhas, confeccionados em cerâmica, cobre e alumínio esmaltado.  

Por meio das obras de ceramistas e oleiros, a mostra faz uma reflexão sobre a importância desses objetos no cotidiano das pessoas. Os pratos, por exemplo, além de funcionais para o uso doméstico, também são usados para a decoração de paredes e de estantes. As bilhas e moringas, geralmente feitas de barro, foram muito utilizadas em fazendas e casas do interior para armazenar líquidos, e, principalmente, para guardar e manter sempre fresca, a água de beber. Na mostra há também as moringas e bilhas  decorativas, moldadas em cerâmica, com formatos de silhuetas humanas e de animais.

O Forum da Cultura fica na Rua Santo Antônio 1.112, no Centro.

Outras informações: (32) 3215-3850 – Forum da Cultura