semicA Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp/UFJF) divulgou, na última sexta-feira (3), os projetos selecionados para serem apresentados oralmente no Seminário de Iniciação Científica (Semic). Esta é a segunda fase do evento, que acontece no dia 9 de novembro, no Centro de Ciências, das 8h às 12h. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas de pesquisa desenvolvidas pela UFJF, promovendo intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Ao todo, 36 trabalhos serão apresentados nesta fase. Na seleção, os projetos foram avaliados remotamente por pesquisadores bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), externos à instituição. O material foi produzido por bolsistas e voluntários de Iniciação Científica (IC) cadastrados na Propp, que elaboraram pequenos vídeos de apresentação dos trabalhos desenvolvidos.

Nesta fase, as avaliações presenciais serão feitas por uma comissão composta por cinco membros da grande área relacionada, dos quais três serão pesquisadores externos à UFJF, vinculados ao CNPq. No Anfiteatro I, serão expostos os 12 trabalhos das áreas de Ciências da Vida e Saúde; no II, os 12 de Engenharias e Ciências Exatas; enquanto, no III, serão exibidas as 12 pesquisas desenvolvidas em Ciências Sociais, Humanas e Letras.

Cada projeto terá, no máximo, quinze minutos de apresentação, sendo dez para exposição e cinco minutos destinados para perguntas dos avaliadores. A apresentação será livre, ficando a critério o uso de recursos visuais e multimídias, como Powerpoint e vídeos. Serão premiados os dois melhores projetos de cada grande área com a publicação de artigo síntese do trabalho na Revista Princípia e com o financiamento para ida a evento com o objetivo de expor o trabalho. Outros trabalhos receberão menção honrosa, dentre eles, o vídeo que alcançou o maior número de “likes” no Youtube.

Os alunos selecionados que, por algum motivo, não puderem comparecer na data das apresentações orais deverão comunicar, com justificativa, à coordenação do evento (semic@ufjf.edu.br). Caso contrário, perderão sua indicação.

A lista com os finalistas das áreas de Ciências da Vida e SaúdeEngenharias e Ciências Exatas e Ciências Sociais, Humanas e Letras e a ordem das apresentações podem ser vistas no site da Propp. Todo o material submetido para o Semic pode ser visto no canal Seminário Iniciação Científica UFJF, no Youtube.

Sobre o Seminário

O Semic é realizado anualmente e objetiva apresentar, de forma abrangente, as atividades de pesquisa desenvolvidas durante o período à comunidade interna e externa à Universidade, bem como, tornar a linguagem científica acessível através de meios inovadores de comunicação. Em sua chega vigésima terceira edição, o evento faz parte da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que acontece entre os dias 6 e 11 de novembro, no Centro de Ciências.

Outras informações:

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – (32) 2102-3780