Pesquisador da Fiocruz, Wim Degrave, falou sobre cuidados a serem tomados com material biológico e a necessidade de garantia de segurança e privacidade das pessoas (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Pesquisador da Fiocruz, Wim Degrave, falou sobre cuidados a serem tomados com material biológico e a necessidade de garantia de segurança e privacidade das pessoas (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

O professor Wim Maurits Sylvain Degrave, chefe do Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), abriu, nesta segunda, 6, no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o 4º Encontro de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Degrave, que desenvolveu sua carreira acadêmica em universidades da Bélgica e da França, ministrou a palestra “Ética e qualidade na gestão da pesquisa com material biológico”. 

O Encontro, promovido pelos comitês de Ética em Pesquisa (CEP´s) da UFJF e do Hospital Universitário (HU), abriu os trabalhos da segunda edição da “Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade: um universo de possibilidades no ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

Para Degrave, “a ciência precisa estar consciente de todos os aspectos importantes que têm a ver com ética da pesquisa em geral e, principalmente, com material biológico, por ser este muito precioso pelo seu valor próprio. Por outro lado, o pesquisador precisa garantir a segurança e a privacidade das pessoas. Então, é muito importante a salvaguarda de todos os interesses do indivíduo”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFJF, Mônica Ribeiro de Oliveira, que deu início à Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, afirmou que o tema não poderia ser mais oportuno. “Tratou da ética com seres humanos e animais, como também com a integridade na pesquisa, a biossegurança e a ética ligada à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação. Ficaram claros os enormes desafios que nossa instituição tem pela frente, mas a palestra apontou também que estamos no início desse percurso, com muitos planos e metas para o futuro, mesmo dentro de um contexto adverso”. O Encontro contou ainda com a presença do coordenador de Pós-graduação e Pesquisa, Ciro de Barros Barbosa; e de representantes dos CEP’s da Universidade e do HU.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade acontece até sábado, 11 de novembro, e abrange as áreas de ensino, pesquisa, extensão e Inovação. Confira a programação.