Evento acontece na Praça Cívica da UFJF, neste domingo, 4, a partir das 9h (Foto: Géssica Leine)

Será montada na Praça Cívica da UFJF uma estrutura especial para a II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, aberta ao público, que acontece entre os dias 6 e 10 de novembro (Foto: Géssica Leine).

Buscando refletir sobre a importância da inovação no desenvolvimento da sociedade brasileira, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) participa da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para compartilhar estratégias de empreendedorismo e divulgar o trabalho da Universidade na produção de tecnologia e conhecimento, o Critt organizou uma programação voltada para o público que produz e se interessa por inovação e empreendedorismo. O evento, que inclui oficina de negócios, quiz sobre empreendedorismo, mostras de tecnologias e portfólios, entre outros, ocorre entre os dias 06 a 10 de novembro. Veja abaixo a tabela com toda a programação e os links para as inscrições.

Diretor de Inovação da UFJF, Ignacio Delgado, comentou sobre as expectativas do Critt para o evento. “Precisamos colaborar para a criação de um ambiente aberto às atividades inovativas. Em um país como o Brasil — que produz muito conhecimento, mas pouco inova –, ficamos dependentes da importação de equipamentos e tecnologia, quando poderíamos fazer aqui, se as pessoas percebessem que converter conhecimento em inovação é importante para o aumentar a competitividade das nossas empresas e para o bem estar das pessoas. As Universidades precisam se converter nesses espaços voltados para a inovação. Uma mostra como essa é importante para isso, e o Critt participa com o propósito de favorecer a criação desse ambiente.”

Indo ao encontro desse ideal, de aproximar Universidade e empresas, o Critt promove a palestra “Inovação e Empreendedorismo na UFJF”, ministrada pela Gerente de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFJF, Débora Marques. Nessa apresentação, que ocorre na quarta-feira (08), às 19h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, serão abordados temas como marcas e patentes, visando capacitar a comunidade acadêmica para as parcerias com empresas e na condução de projetos inovadores. Além disso, Débora irá divulgar as ferramentas e ações da instituição na gestão de tecnologia.

Entre os exemplos de inovação já produzidos na Universidade e que serão apresentados durante o evento estão os trabalhos do Laboratório de Instrumentação e Telemetria da UFJF (LiTel). Coordenado pelo professor Alexandre Bessa, o LiTel irá mostrar duas tecnologias desenvolvidas no interior da instituição durante o evento “Apresentação de Tecnologias”, que acontece no palco da Praça Cívica, na terça e quarta-feira (07 e 08). O primeiro, seus sensores a fibra óptica (mais eficiente e barato que os sensores tradicionais) e seus usos no monitoramento remoto em tempo real (por exemplo, para monitorar a estabilidade de uma rede de dados). A outra, o Drone criado pelo grupo de pesquisa para monitoramento do entorno de barragens, numa parceria com a China Three Gorges Corporation, que administra a maior hidrelétrica chinesa.

Como parte do evento, seis equipes de competição irão apresentar suas tecnologias, são elas: Equipe Capivara de Eficiência Energética, Escuderia UFJF, Microraptor, Rocketry Supernova, Rampage Baja UFJF, Rinobot.

A semana

Propondo aproximar a sociedade das atividades desenvolvidas pela Universidade — nos eixos da Pesquisa, Extensão e Inovação –, será realizada a II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF, entre os dias 06 e 11 de novembro. A expectativa do evento é fomentar, a partir das ações incluídas em sua programação, um intercâmbio de conhecimentos entre os membros da comunidade acadêmica e a população, como um todo.

A programação completa da participação do Critt no evento, assim como as inscrições para palestras e oficinas, podem ser encontradas na página da Semana, na aba “Inovação”.

II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF
Local Evento Palestrante Data Horário

Palco Praça Cívica Apresentação de Tecnologias da UFJF   07 e 08/nov 9h à 12h/ 14h às 18h
Palco Praça Cívica Requer Inscrição Oficina de ideação e modelagem de negócios – Rodada Picht Rafael Vitor Gonçalves de Aquino e Leonardo Miranda Frossard 08/nov 14h às 18h
Tenda Praça Cívica Equipes de competição   08/nov 14h às 18h
Anfiteatro         pró-Reitorias      Requer Inscrição Palestra: Inovação e empreendedorismo na UFJF Débora Marques 08/nov 19h às 21h
Anfiteatro         pró-Reitorias      Requer Inscrição Palestra Liga de Empresas Juniores Representante da Liga 09/nov 14h às 16h
Anfiteatro         pró-Reitorias      Requer Inscrição Exposição de Portfólios liga de Empresas Juniores   09/nov 16h às 18h
Anfiteatro das Pró-Reitorias Evento de graduação das empresas restrito a convidados   09/nov 19h às 21h
Tenda Praça Cívica Equipes de competição   10/nov 9h às 12h
Tenda Praça Cívica Final do Quiz * sobre empreendedorismo, propriedade intelectual e transferência de tecnologia   10/nov 14h às 16h
*O Quiz terá sua primeira fase online entre os dias 6 e 9 de novembro. No dia 10 será somente a final. Veja o link para participar.