semicO tradicional Seminário de Iniciação Científica (Semic) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) chega à sua vigésima terceira edição com novidades em seu formato, visando ampliar o alcance da ciência produzida na instituição. A segunda fase do evento acontece no dia 9 de novembro, no Centro de Ciências, no campus Juiz de Fora. Na primeira fase, os trabalhos foram avaliados remotamente por bolsistas de produtividade do CNPq externos à instituição. Foram indicados 12 trabalhos por cada grande área do conhecimento — estes serão apresentados oralmente no dia 9, das 8h às 12h.

A programação faz parte da II Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade, que acontece entre os dias 6 e 11 de novembro, no mesmo local. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UFJF, promovendo intercâmbio de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

Novo formato

Nesta edição, as preparações para o Seminário foram iniciadas em agosto, com os bolsistas e voluntários de Iniciação Científica (IC) cadastrados na Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp/UFJF) produzindo pequenos vídeos de apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Posteriormente, especialistas de cada área da Universidade avaliaram os materiais.

Atualmente, acontece a seleção dos trabalhos para a apresentação oral, parte final do processo. Esta etapa acontece no dia 9 de novembro, nos auditórios do Centro de Ciências. No Anfiteatro I, serão expostos os trabalhos das áreas de Ciências da Vida e Saúde; no II, os de Engenharias e Ciências Exatas; enquanto, no III, serão exibidas as pesquisas desenvolvidas em Ciências Sociais, Humanas e Letras.

Ao todo, 36 trabalhos serão apresentados na fase presencial, oriundos da seleção feita com base nos vídeos desenvolvidos na primeira etapa.  As avaliações presenciais são feitas por uma comissão composta por cinco membros da grande área relacionada, dos quais 3 serão pesquisadores externos à UFJF.

Resultado final

Para a primeira parte do Semic, os alunos produziram videos explicativos sobre a pesquisa que desenvolvem. Os videos estão disponíveis no Youtube. (Reprodução Youtube)

Para a primeira parte do Semic, os alunos produziram videos explicativos sobre a pesquisa que desenvolvem. Os videos estão disponíveis no Youtube. (Reprodução Youtube)

O resultado dos projetos selecionados para sustentação oral será divulgado entre os dias 1º e 3 de novembro, pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. De acordo com edital divulgado, haverá premiação para as duas melhores apresentações avaliadas e para o vídeo que alcançar o maior número de “likes”. Todo o material submetido para Semana pode ser visto no canal Seminário Iniciação Científica UFJF, no Youtube.

Palestras e eventos

Com intuito de integrar os Comitês de Pesquisa com Seres Humanos (CEP), a programação do Seminário engloba duas apresentações para fomentar a associação irrestrita do conhecimento relacionado às pesquisas e a ética. O evento é voltado para pesquisadores e pessoas interessadas na temática.

No dia 6 de novembro, no Auditório do Centro de Ciências, a UFJF recebe o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz, Wim Maurits Sylvain Degrave, com a palestra “Pesquisas Clínicas com uso de Material Biológico”. A apresentação acontece das 14h às 16h. Dois dias depois, 8, acontece a oficina “Operacionalização geral para submissão de projetos de pesquisas no Sistema de Plataforma Brasil”. A capacitação acontece no Laboratório de Informática do Centro de Ciências, de 9 às 12h e de 13h às 16h.

As inscrições para esses dois eventos são gratuitas e podem ser feitas no dias e locais do evento. Será concedido certificado aos participantes.

Outras informações:  

Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – (32) 2102-3780