Eduarda Tavares destaca a importância do tema pouco abordado (Foto: arquivo pessoal)

Eduarda Tavares destacou a importância do tema ainda é pouco abordado (Foto: arquivo pessoal)

A estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Eduarda Alana Tavares, alcançou a sétima posição na modalidade trabalhos acadêmicos dos Jogos Universitários Brasileiros. A 65ª edição da competição reuniu mais de cinco mil atletas de todo o país em 20 categorias de disputa, entre os dias 18 e 29 de outubro, em Goiânia (GO).

Eduarda representou Minas Gerais, competindo com 20 acadêmicos de outros estados. A estudante abordou em seu artigo um tema inovador visando a promoção da inclusão social: a participação de atletas transgêneros (pessoas cuja identidade de gênero difere daquela designada no nascimento) no desporto universitário. A experiência analisada foi a de Maria Cysneiros, primeira atleta trans a disputar o Universitarius, competição desportiva universitária mineira.

“O tema foi apresentado apenas por mim, vindo a banca avaliadora a ressaltar não só a relevância, mas também a coragem tanto da UFJF quanto da Federação Mineira em apoiar a discussão do tema, uma vez que, infelizmente, ainda é muito mitigada a participação de atletas trans nas competições esportivas. A participação da Maria no Universitarius no naipe desejado e sem contar com nenhum episódio de discriminação me fez querer falar sobre o assunto. Nosso evento, que conta com o apoio da UFJF, abrange um público enorme e plural e ver a plena aceitação deste público quanto à participação da atleta demonstra a relevância da questão”, conta Eduarda.

A estudante da UFJF explica que a modalidade “Trabalhos Acadêmicos” surgiu na edição de 2016 dos Jogos Universitários Brasileiros com o objetivo de integrar prática e teoria acerca dos esportes. “A iniciativa foi tão bem sucedida que a modalidade tornou-se oficial, visando a alcançar o que de melhor os estados produzem em pesquisa acadêmica no âmbito do desporto. Conhecer e discutir as diferentes pesquisas nesta área permite compartilhar experiências mesmo, o que para o desporto universitário é muito relevante, pois se busca o alto nível em um ambiente em que o atleta não está focado apenas nas competições.”

Primeira participação de Minas Gerais

Na modalidade “Trabalhos Acadêmicos” da 65ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros,  o sistema de ranqueamento dos competidores funcionou como o ‘todos contra todos’ das categorias esportivas clássicas. “As pontuações de cada trabalho seguiram critérios padronizados, relacionados à parte escrita, apresentação e relevância do tema, valendo como pontuação para o ranking geral do estado que o acadêmico representava até a oitava colocação. Nesta linha você realmente compete com os demais participantes, tendo que esclarecer plenamente o seu trabalho e persuadir a banca examinadora. A sétima colocação, por ser a primeira participação de Minas Gerais na modalidade e a minha também, foi um ótimo resultado. Além de pontuar para o estado, me deu a oportunidade de competir novamente na próxima edição como ‘cabeça de chave’, assim como acontece nas outras modalidades individuais”, avalia Eduarda.

A estudante da UFJF ressalta, ainda, a relevância do esporte e do trabalho acadêmico para a promoção da inclusão social. O caso da Maria Cysneiros pode acontecer com muitas pessoas o tempo todo e nós nem ficamos sabendo, pois as pessoas não falam sobre isso. As pessoas não percebem ainda a importância do esporte. O esporte proporciona isso, esse reconhecimento, essa autonomia do indivíduo, como vemos com diversos atletas que por suas características individuais muitas vezes são marginalizados na sociedade que ainda vivemos”, conclui.

Aluna da UFJF representa MG nos Jogos Universitários Brasileiros

Outras informações: eagtavares@gmail.com