Tratando temas como abandono, pobreza, superação e procura pela felicidade, a peça “Caminhos que se Encontram” chega ao palco do Central nesta terça-feira, 31, às 19h30. O roteiro, escrito pelo professor Sérgio Oscar e com direção e adaptação de Guaraci Silveira, é inspirado no livro de mesmo nome escrito pelos alunos da modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Estudos Supletivos de Juiz de Fora (Cesu). Com o objetivo de ampliar as possibilidades de divulgação das experiências humanas naturalmente heterogêneas, o musical possibilita o contato direto da plateia com as experiências subjetivas da diversidade socioeconômica e cultural de cada um dos estudantes.

O título refere-se ao Cesu como o ponto de encontro dos estudantes retratados. Com histórias de vida diferentes, os alunos demonstram exemplos de luta e superação ao longo de suas trajetórias, que, mesmo depois de anos longe da escola, resolveram buscar novos caminhos ao almejar um futuro melhor. O espetáculo une a interpretação de cenas que mostram os desafios vividos por esses estudantes e a trilha sonora baseada na obra do cantor Vander Lee. Em dinâmica estruturada, as músicas revelam o cotidiano em temas como o amor, o futebol e a vida noturna, com toque poético e original.

Em 2017 surgiu a ideia de transformar o livro, organizado em 2015 pela Professora Joseli Thomaz Resende, em uma peça de teatro. O espetáculo tem a participação de Camila Martins (coreografia), Lívia Stefanny (preparação de elenco), e dos músicos profissionais Amana Veiga, Marcelo Xavier, Juninho de Sá, Mila Chaubah e Sérgio Oscar. O elenco conta também com a participação de vários estudantes que contribuíram com suas histórias para o livro.

Luz da Terra

“Caminhos que se Encontram” é uma das produções selecionadas pelo projeto Luz da Terra, iniciativa da Pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (Procult-UFJF) que tem por objetivo promover a democratização do acesso de produções culturais locais ao palco do Central, bem como incentivar a formação de público, por meio de apresentações com preços acessíveis ou entrada franca.

A entrada é franca mediante apresentação de convite distribuído previamente para estudantes e professores das escolas públicas municipais e estaduais de Juiz de Fora e Região.

Outras informações: (32) 3215-1400 – Cine-Theatro Central