(Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Evento contou com professores convidados da UFRRJ, Euler Siqueira e Elis Regina Barbosa, e da UERJ, Denise da Costa Oliveira Siqueira (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o corpo e sua relação com os papeis sociais dentro da cidade, teve início hoje o Colóquio Nacional “Corpo, Sociabilidade e Cidade”, organizado pelo Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mesa de abertura do evento contou com as contribuições dos pesquisadores Euler David de Siqueira e Elis Regina Barbosa Angelo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e Denise da Costa Oliveira Siqueira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro). O professor Marcelo Carmo Rodrigues, da UFJF e que fez parte da organização, foi o mediador.

Denise levou para a mesa o argumento da cidade como um espaço múltiplo, que tem como fonte de riqueza e conflito a multiplicidade de atores sociais. “A cidade é um espaço de encontro dos habitantes com os turistas e viajantes e com as pessoas que vêm de fora e resolvem ficar, ou seja, os estrangeiros.” Foi pensando nesse encontro que surgiram as questões para a pesquisa, realizada em conjunto com Siqueira e que teve como resultado o livro “Destaque para a garota carioca: corpo, sociabilidade e comunicação na cidade”.

Segundo a pesquisadora, foi observado que, na relação entre esses atores sociais, o corpo e sua expressão, a sociabilidade e a comunicação geram um papel fundamental para estabelecer as noções de sociabilidade e hierarquia. “O corpo, antes dos discursos, vai mostrar de onde você veio, como você se comporta, a que grupos você pertence. Eu falo do corpo físico, mas do corpo cultural também. O que você veste, os gestos que adota, as suas maneiras, tudo isso é importante na interpretação do papel social que você ocupa dentro daquela determinada cultura”, explica Denise.

Na exposição do tema, foi dado destaque ao corpo feminino, tema do livro em questão. O próprio título é uma frase que aparecia no verso de cartões postais do Rio de Janeiro, que traziam imagens de corpos femininos de biquíni na praia. Para os pesquisadores, o corpo feminino como imagem e representação de uma cidade foi a questão que instigou o trabalho.

Trazendo um outro viés para a discussão sobre as formas de intervenção no espaço urbano pelo corpo e a reinvenção dos sujeitos, a professora Elis levou contribuições acerca da feira de São Cristóvão na cidade do Rio de Janeiro. Foi levantada a questão da atribuição de estereótipos sobre os nordestinos e como esses sujeitos se constroem nesse espaço, com a apresentação da pesquisa “Território dos nordestinos no Rio de Janeiro: corpos, experiências e identidades”. Para Siqueira, “não existe Nordeste, Rio de Janeiro ou São Paulo. Esses lugares são sentidos e significados que a gente vai tecer e construir sobre os territórios”.

O Colóquio Nacional Corpo, Sociabilidade e Cidade termina nesta terça, 31, com atividades durante todo o dia, no Instituto de Ciências Humanas (ICH). Confira a programação completa.

Outras informações:
(32) 2102-3119 (Departamento de Turismo-UFJF)