Macacada - de Thomas Larson

Cena de “Macacada”, de Thomas Larson (Foto: Divulgação)

Centenas de cidades brasileiras se unem nas comemorações do Dia Internacional da Animação (DIA), neste sábado, 28. São diversas animações exibidas gratuitamente nas Mostras Nacional, Infantil e Histórica. O evento acontece 125 anos após a primeira projeção pública de imagens animadas, realizada por Emile Reynaud, em Paris.

Neste ano, em sua 14ª edição, o DIA busca homenagear o centenário do cinema de animação brasileiro, exibindo uma hora de filmes de destaque do estilo. Em Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é o responsável pela exibição da Mostra Infantil, que começa às 16h, enquanto o Sesc exibirá os filmes da Mostra Nacional e Histórica, a partir das 19h. As sessões têm entrada franca.

Além de difundir o cinema de animação nacional, a seleção dos filmes desperta o interesse do público por formatos diferentes dos mais comerciais. A coordenadora local, Cadija Costa, acredita que a adesão ao DIA é uma oportunidade para a cidade conhecer novas produções. “É importante que nós tenhamos espaços que divulguem esses trabalhos mais restritos para o público. Isso promove o acesso à cultura, além de valorizar essas produções nacionais,”

O responsável pela Mostra Infantil no Mamm, Vinícius Steinbach, concorda: “Nós precisamos apresentar esse [circuito] alternativo, até mesmo como forma de potencializar o caráter democrático e universal que o museu deve ter”. Para ele, as animações contribuem de forma relevante para a formação do público infantil. “As animações carregam um caráter lúdico e fantasioso que serve, muitas vezes, para disparar a criatividade na criança. De certa forma, é algo que as artes plásticas também carregam: a subjetividade, a criatividade no sentido de libertação e o contato com outras realidades.” O próprio formato do festival, que apresenta animações realizadas por diversos estados brasileiros, incentiva a ideia de integração cultural.

Para o Mamm, outro resultado importante é a aproximação com novos públicos. “O evento traz as crianças para dentro do museu. É isso que a gente mais busca”, completa Steinbach.

Confira a programação da Mostra Infantil

Confira a programação da Mostra Nacional

Confira a programação da Mostra Histórica – Sessão Cem Anos de Animação Brasileira

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.  

O Sesc fica localizado na Avenida Rio Branco 3.090, também no Centro da cidade.

Outras Informações:(32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)

(32) 3311-6930 (Sesc)