Cartaz do filme "The Insomnia", de Leonardo de Souza Amorim (Imagem: Divulgação)

Cartaz do filme “The Insomnia”, de Leonardo de Souza Amorim (Imagem: Divulgação)

O curta-metragem “The Insomnia”, de Leonardo de Souza Amorim, aluno do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD – UFJF) foi selecionado em uma das categorias do Fake Flesh Film Festival, em Kamloops no Canadá. O filme será exibido nesta sexta-feira, 27.

“The Insomnia” compete na categoria de melhor curta-metragem de terror. Com duração de cinco minutos, o curta retrata uma jovem que sofre de insônia, interpretada pela artista polonesa Monika Julia Kubiak. Imersa na dificuldade em conseguir dormir, ela se arrasta noite adentro com o seu monstro psicológico. O criador conta que se inspirou em longa-metragens de terror sobre distúrbios do sono, como O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (1920) e O Senhor Babadook, de Jennifer Kent (2014).

“A personagem insone faz o uso de automedicação para dormir, o que infelizmente é uma realidade cada vez mais comum no estilo de vida da sociedade contemporânea. A iluminação sombria, a palheta de cor fria e o isolamento da personagem, são uma metáfora da dor de muitos que custam a dormir e não conseguem ter uma boa noite de sono”, explica Amorim.

A produção foi realizada em Portugal, durante o intercâmbio de Leonardo Amorim, responsável por roteiro, direção e montagem e que também participa como ator. Amorim frequentou durante seis meses a Licenciatura em Cinema da Universidade da Beira Interior, na Covilhã. O trabalho é fruto de projeto desenvolvido na disciplina de direção, com o professor e cineasta português Vasco Diogo. Brasileiros, portugueses e uma espanhola trabalharam nas gravações.

“A UBI/Cinema possui licenciatura e mestrado, contando com um corpo docente de nove professores, sendo muitos doutores atuando nas áreas da direção, produção, roteiro, fotografia, montagem e som. Sua infraestrutura possui o Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem que disponibilizou para meu curta todo o material necessário de fotografia, som e iluminação. Neste curso há também uma filmoteca, estúdio de filmagem, som, unidades de pós-produção de imagem e som e laboratório de fotografia”, afirma.

O criador garante que o curta de tom surrealista tem gerado impressões diversas e reações de curiosidade. “Muitos se interessam e perguntam sobre as inspirações em filmes de terror e o processo de direção com equipe de outras três nacionalidades diferentes, outros dizem que tem muito medo deste gênero ou nem querem assistir pela infeliz realidade do preconceito”, avalia.

Leonardo Amorim inscreveu o curta para o festival canadense por meio da plataforma Film Freeway. A estreia nacional de “The Insomnia” ocorreu em agosto, em competição na Mostra de Cinema e Audiovisual do IAD (Mocina). “Atualmente estamos inscrevendo o curta em muitos outros festivais no Brasil e do mundo e estamos aguardando os resultados das demais seleções”, finaliza.