A coluna #ufjfoportunidades desta semana traz uma lista com dez aplicativos voltados para profissionais e estudantes da área de saúde para auxiliar tanto na rotina de trabalho como no aprendizado. A relação apresenta ainda três apps destinados ao público em geral.

Para elaborar a lista, a ajuda da professora de Medicina Tereza Cristina Esteves foi fundamental. A favor do uso dessas novas tecnologias, Tereza considera o uso de aplicativos uma ferramenta de enorme ajuda na profissão. “Eles otimizam o tempo de trabalho e as consultas e agilizam as tarefas burocráticas, que consumiam muito mais do contato com o paciente ou o aluno”.

O estudante do sétimo período de Medicina José Victor Campos também é fã dos aplicativos da área. “Tem desde calculadoras para saber a idade gestacional e doses de medicamentos a escalas padronizadas de protocolos. Há ainda os que servem de bulário, caso a gente não tenha memorizado os efeitos adversos, a apresentação, a posologia, a dose máxima.”

Apesar do avanço trazido pelos aplicativos, a professora Tereza enfatiza que eles não devem ser considerados a principal ferramenta de trabalho. “Nada substitui o raciocínio humano, o olho no olho e o ensino de qualidade.”

1 – Figure 1
(Android e iOs)

figure 12

Aplicativo Figure 1 agrupa imagens de casos médicos (Foto: Divulgação/Figure 1)

Já pensou se existisse um Instagram apenas para médicos? Pois bem, alguém já teve essa ideia. Mas o Figure 1 é mais que isso: médicos e especialistas podem publicar fotos de exames ou patologias para pedir opiniões e discutir casos, como se estivessem em uma sala de aula ou clínica. Apenas dados relevantes do caso que não compromentem a privacidade do paciente são compartilhados. As publicações são separadas por áreas de especialidade, como cardiologia, dermatologia e pediatria, ou partes do corpo. Apesar de o aplicativo ser aberto a todos, apenas profissionais de saúde podem, de fato, usufruir completamente do aplicativo, comentando e postando.
O aplicativo é gratuito e em português.

2 – Medscape
(Android e iOs)
Considerado o aplicativo mais usado por médicos, o Medscape tem várias funcionalidades: notícias médicas e alertas de saúde mundiais que são atualizadas diariamente; artigos específicos para cada área;  informações sobre segurança e prescrição de medicamentos de mais de 8.000 drogas; vídeos de procedimentos cirúrgicos, entre outros. O aplicativo é grátis e em inglês.

3 – ProDoctor Medicamentos
(Android e iOs)

prodoctor medicamentos app

Prodoctor Medicamentos contém medicamentos aprovados pela Anvisa

Neste aplicativo, o usuário encontra todos os medicamentos aprovados pela Anvisa. É possível ter acesso a bulas, descobrir os genéricos e similares disponíveis no mercado. Uma característica é o direcionamento de informações: profissionais de saúde e estudantes terão acesso às bulas voltadas para médicos e informações técnicas, enquanto pacientes acessarão bulas próprias para o público em geral e informações mais simplificadas.
Aplicativo gratuito e em português.

4 – ProDoctor CID
(Android e iOs)
Para poupar tempo, o ProDoctor CID (Classificação Internacional de Doenças) ajuda o profissional a encontrar o código correto e específico do diagnóstico do paciente. Algumas das vantagens do aplicativo é conter todos os códigos CID-10 atualizados e disponibilizados pelo DataSUS. A busca pode ser feita pelo código, nome ou descrição da doença.
Aplicativo grátis e em português.

5 – Touch Surgery
(Android e iOs)

touch surgery_divulg_

Usuário pode manipular simulação de cirurgia com o aplicativo (Foto: Divulgação/Touch Surgery)

Este aplicativo é um simulador cirúrgico com qualidade gráfica. O aplicativo é usado por estudantes de graduação e residentes de cirurgia. É permitido simular qualquer tipo de procedimento cirúrgico, inclusive em modo treinamento, que ensina passo a passo a execução da cirurgia.
Aplicativo gratuito, disponível em português e outros idiomas

6 – Genéricos Brasil
(Android e iOs)
Este aplicativo traz a lista de genéricos de determinados medicamentos. É possível consultar uma lista completa, com todos os remédios similares, até a ficha técnica do fabricante, posologia, princípios ativos e concentrações. Aplicativo grátis e em português.

7 – Cardiógrafo
(Android e iOs)

Cardiografo app

Aplicativo afere em tempo real batimentos cardíacos de usuário (Foto: Divulgação/Cardiógrafo)

O Cardiógrafo é um aplicativo que mede em tempo real o ritmo cardíaco do usuário. Ele utiliza a câmera do celular ou um sensor para o cálculo. Pode ser  útil para análise da variação cardíaca antes e durante exercícios ou identificar sinais de estresse. Todas as medições são gravadas no histórico pessoal do usuário.
Aplicativo em português e sem custo.

8- E-Saúde
(Android e iOs)
Lançado pelo Ministério da Saúde, o aplicativo é um grande avanço para as pessoas que se consultam pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O aplicativo é a plataforma móvel e de serviços digitais oficial do Ministério da Saúde. Agrega informações do paciente como CNS (Cartão Nacional do SUS), medicamentos usados, exames, médicos do paciente, além de informações como serviços do SUS mais perto da sua localização, e é um canal de comunicação entre o usuário e o Governo. O aplicativo também permite cadastrar seu médico, que receberá as informações de saúde e exames do paciente. Aplicativo disponível de graça.

9 – Dr. Drauzio Primeiros Socorros
(Android e iOs)

drauzio primeiros

drauzio primeiros

Desenvolvido para o público em geral, este aplicativo traz dicas simples e rápidas sobre como se deve agir em situações de emergência. O conteúdo foi elaborado com a coordenação do Dr. Drauzio Varella. O aplicativo possui um botão de emergência, que liga diretamente para o Samu mais próximo.
Aplicativo gratuito em português.

10 – Medisafe lembrete de medicação
(Android e iOs)
Desenvolvido para que médicos e pacientes mantenham controle dos horários de seus medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e outras medições. O aplicativo é simples e funciona como uma agenda virtual.
Aplicativo gratuito em português.