enade1-slideCom a aproximação da aplicação das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), os participantes devem se familiarizar com o formato e o conteúdo da avaliação. Para evitar ser surpreendido, o estudante pode consultar as provas das edições anteriores e se preparar melhor para o dia 26 de novembro.

A prova é dividida entre o componente de formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e o componente específico. No total, são 40 questões a serem resolvidas em quatro horas. Tem maior peso as questões específicas da área do curso.

Na parte de formação geral, há dez questões, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. São desejáveis no texto clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical. A correção desta prova também leva em consideração os princípios dos Direitos Humanos.

Nas edições anteriores, temas como movimentos migratórios, violência contra mulher, uso de tecnologias da informação, mobilidade urbana, meio ambiente e urbanização estiveram presentes na perguntas de conteúdo geral.

Para se preparar para as perguntas de componente específico, o estudante deve consultar as provas da edição que avaliou seu curso. Como o exame é geralmente trienal, para este ano, vale a pena buscar referências na edição de 2014.

Esta parte da prova conta com 30 questões, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha, envolvendo também situações-problema e estudo de casos. Em 2014, os estudantes de Letras precisaram dissertar sobre a formação e o desaparecimento de linguagens utilizadas por povos indígenas, por exemplo. Na prova de História, foi pedido ao aluno que abordasse, a partir do uso variado de fontes históricas, os movimentos e manifestações populares de 1968.

Em 2017, todos os cursos de Engenharia participarão do Enade. Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Computacional, Flávia Bastos, para esta área é geralmente exigido conhecimento de disciplinas que fazem parte do currículo básico, como cálculo, matemática, física, ecologia, computação e algoritmos.

Até 26 de novembro, data da prova, é preciso preencher o Questionário do Estudante, obrigatório para todos os inscritos na condição de concluintes regulares. Caso o estudante não o preencha, ficará irregular no exame.

Confira os cursos da UFJF a serem avaliados em 2017:

• que conferem diploma de bacharel: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental e Sanitária; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia Computacional; Engenharia de Robótica e Automação Industrial; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica e habilitações; Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação
  • que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Letras – Português; Filosofia; Física; Geografia; História; Matemática; e Química
  • que conferem diploma de licenciatura nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras; Música; e Pedagogia.

Veja o edital do exame.

Leia o Especial sobre o Enade 2017