Pofessor d

Professor do curso de Música da UFJF Marcus Medeiros assumiu a presidência da Associação Brasileira de Educação Musical

Em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e o Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, a Associação Brasileira de Educação Musical – agora sob a presidência do professor do curso de Música da UFJF Marcus Medeiros – realiza o II Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Instrumentos e de Escolas Especializadas de Música, que acontecerá em Juiz de Fora nos dias 20 e 21 de novembro de 2017. As inscrições já estão abertas.

O Fórum é o primeiro evento da ABEM em Juiz de Fora e também o primeiro sob a gestão de Marcus Medeiros: “Assumir a ABEM é uma grande responsabilidade. A Associação Brasileira de Educação Musical é uma das mais importantes associações no campo da música, e congrega professores, estudantes e instituições de todos os níveis de ensino”, ressalta Medeiros.

O objetivo do evento é discutir, analisar e propor perspectivas e ações para o fortalecimento das escolas especializadas de música e do ensino de instrumento nessas instituições. A edição deste ano vai abordar, além do processo de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais, questões relacionadas à educação profissional e aos Conservatórios Mineiros de Música.

Destinado diretamente a professores, estudantes e gestores de escolas especializadas no ensino de música nos níveis básico, intermediário e técnico-profissional, o Fórum também é aberto aos profissionais e estudantes interessados no debate relacionado ao ensino de instrumento e no contexto educacional de escolas de música, conservatórios, entre outras instituições dessa natureza.

Oportunidade

A ABEM realiza vários eventos que debatem temáticas emergentes da área da educação musical, desde os fóruns temáticos aos congressos regionais e nacional. Segundo Marcus Medeiros, o destaque da programação do II Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Instrumentos e de Escolas Especializadas de Música é o lançamento do livro do professor Antônio Carrasqueira, da USP, que fará um recital-palestra no dia 20 de novembro. “É uma excelente oportunidade para congregar a Universidade com as escolas de música da região, bem como os Conservatórios Estaduais”, observa o presidente da ABEM. “Além dos debates, palestras e mesas redondas, teremos apresentações musicais variadas”, acrescenta.

O Fórum contará com a presença de professores das Universidades Federais de São João Del Rei e do Espírito Santo, além do superintendente da Funalfa, Rômulo Veiga, e da professora Maria Odília Quadros, doutoranda da UFPB que pesquisou a inserção profissional dos egressos dos conservatórios mineiros. A abertura oficial do Fórum, no dia 20, contará com a presença da pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria.

As inscrições para o Fórum são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia do evento no site da ABEM (www.abemeducacaomusical. com.br), onde também pode ser conferida a íntegra da programação.