Vista de Juiz de Fora__Foto_Estela_Loth_UFJF

A cidade de Juiz de Fora é um dos focos do Colóquio (Foto: Estela Loth/UFJF)

Com o objetivo de promover discussões sobre o corpo e formas de interação no espaço urbano, o Departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora (ICH – UFJF), organiza o Colóquio Nacional Corpo, Sociabilidade e Cidade. O evento acontece nos próximos dias 30 e 31 e as inscrições on-line já estão abertas.

O Colóquio foi organizado em parceria com os cursos de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e com o projeto de extensão Miss Brasil Gay– Interfaces com a UFJF e com a comunidade. “Temos inúmeros grupos de pesquisa, especializados em diversas áreas do conhecimento, envolvidos na organização do evento, o que confere a ele uma multidisciplinariedade. E, consequentemente, promoverá um debate mais horizontal entre os participantes”, destaca o professor do Departamento de Turismo e organizador do Colóquio, Marcelo do Carmo.

Além das mesas-redondas, serão realizados eventos culturais, como o lançamento do livro “Destaque para a garota carioca: corpo, sociabilidade e comunicação na cidade”, dos pesquisadores Euler David de Siqueira (UFRRJ) e Denise da Costa Oliveira Siqueira (Uerj), que originou o tema central do Colóquio. A relação de trabalhos científicos aprovados já está disponível e pode ser consultada aqui.

Como a cidade é um dos focos do Colóquio,  também está programada uma visita pelo centro de Juiz de Fora que será guiada pelos alunos da UFJF que participam da Rumos  Empresa Júnior de Turismo. O professor Marcelo do Carmo explica que, “divulgar as pesquisas que estão sendo feitas sobre a interação das pessoas com a cidade é muito importante, mas proporcionar a elas momentos de descontração durante o Colóquio também é um de nossos objetivos. E a visita por Juiz de Fora é uma forma de fazer os participantes interagirem com a cidade.”

Confira a programação completa do Colóquio Nacional Corpo, Sociabilidade e Cidade

Outras informações: (32) 2102-3119 (Departamento de Turismo-UFJF)

Colóquio Nacional “Corpo, Sociabilidade e Cidade”