Sandriana Rodrigues: “A expectativa é conseguir a aprovação” (Foto: Fayne Ferrari)

Sandriana Rodrigues: “A expectativa é conseguir a aprovação” (Foto: Fayne Ferrari)

Do canto ao violoncelo, candidatos ao curso de música – licenciatura e bacharelado – da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 25,  a prova prática de habilidades específicas, no Instituto de Artes e Design (IAD).

A prova divide-se em dois critérios de avaliação: o desenvolvimento técnico, que busca avaliar a postura, afinação, precisão rítmica, fluidez na leitura, articulação e fraseado; e o desenvolvimento interpretativo, que avalia o andamento da execução, adequação estilística, musicalidade, maturidade interpretativa.

Os candidatos ao curso de Música – Bacharelado dispuseram de até 15 minutos para a performance das peças de livre escolha e da leitura à primeira vista.  Já na prova de Prática Musical exclusiva para o curso Música – Licenciatura o candidato realiza a execução de duas peças: uma de livre escolha e uma do repertório erudito ou popular, respectiva ao instrumento musical ou canto.

Sandriana Rodrigues, 19 anos, escolheu a modalidade bacharelado para tentar uma vaga no curso de música. A vestibulanda, que toca violoncelo, afirma que escolheu o curso pelo vasto campo de conhecimento e saber que o mundo da música oferece. Sobre sua performance na prova, a candidata se mostra esperançosa e diz que “a expectativa é conseguir a aprovação”.

A vestibulanda Luísa Mendonça Daniel, 25 anos, também escolheu o violoncelo como instrumento para realizar a prova de habilidades específicas. A candidata, que já é formada no bacharelado, busca a aprovação para cursar a licenciatura. Com a experiência da formação e de já ter feito o processo seletiva em outra oportunidade, a vestibulanda está confiante com a possibilidade de uma aprovação. “Achei a prova bem tranquila, se tudo der certo, conseguirei a vaga.”

Para obter a aprovação nesta fase do processo seletivo, os candidatos precisam atingir o coeficiente mínimo de 70% do valor total da prova. O resultado da prova de habilidades específicas estará disponível no dia 31 de outubro, já o resultado final do vestibular de Música, poderá ser conferido a partir do dia 8 de fevereiro,  no site  da Coordenação de Geral de Processos Seletivos (Copese).