Você já teve uma ideia inovadora ou lançou um produto novo no mercado? Neste caso, nada mais justo do que ter os direitos sobre a exploração dos produtos resultantes dessas ideias. A proteção ao direito do inventor não é automática, ela só acontece com o registro de patentes. E existe uma série de critérios nos quais as invenções devem se enquadrar para alcançar tal registro.

Pensando na importância dessa atividade para potenciais desenvolvedores de tecnologias inovadoras, os organizadores da Semana da Química promovem nesta quarta-feira, 25, às 16h, a palestra: “Conceitos fundamentais da proteção patentária e os limites da concessão das patentes nacionais”, ministrada pelo doutor em química e chefe da divisão de Polímeros e correlatos (Dipol), do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Marco Antônio Aguiar.

“A proteção patentária é um direito resguardado pelo estado que evita a apropriação e exploração comercial por terceiros. Irei abordar os conceitos básicos do assunto, bem como os parâmetros de aferição e descrição de quais tipos de produtos são aptos a receber o registro de patentes”, explica Aguiar.

A coordenadora do evento, professora Fernanda Bombonato, destaca a relevância do tema para orientar os pesquisadores que pensam em inovar, ou já desenvolvem pesquisas visando aplicação no mercado. Ainda há muitas dúvidas em relação a patentes, tanto entre pesquisadores, quanto entre profissionais que atuam em setores industriais. “O que é produzido na universidade pode ter aplicação tecnológica e o conhecimento sobre patentes é importante para sabermos se o que estamos fazendo é passível de registo.”

Assim como todas as atividades da Semana da Química, a palestra é aberta para todos os alunos, pesquisadores e também para o público externo, incluindo empresários da região que trabalham com o desenvolvimento de produtos. “Será uma conversa bastante instrutiva com demonstração de dados atualizados, principalmente na área de polímeros, mas que podem ter serventia à todas as áreas tecnológicas. A proteção de patentes interessa aos inventores de uma maneira geral,” reitera Aguiar.

As inscrições podem ser feitas na página do eventoque faz parte da Semana do ICE.

Outras Informações:

Departamento de Química – (32) 2102 – 3310