Com o tema central “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”, a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, desta quarta-feira, 25, até a próxima sexta-feira, 27, a XII Conferência de Mídia Cidadã .

A abertura da Conferência nesta quarta-feira, 25, conta com a presença do secretário da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Governo de Minas Gerais (SEDPAC), Nilmário Miranda, que vai conduzir a palestra “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”, às 19h, na Facom. Na ocasião, o reitor Marcus David vai compor a mesa, juntamente com representantes e organizadores do evento da Facom; coordenadora de Comunicação para a Cidadania da Intercom; representante da Cátedra Unesco/Umesp.

O objetivo da Conferência é reunir pesquisadores e comunicadores com o intuito de promover uma comunicação voltada ao viés da cidadania. Um dos principais destaques é possibilitar a participação da sociedade civil, tendo em vista que o evento não requer determinadas formalidades comuns a reuniões do âmbito acadêmico.

É a primeira vez que a UFJF recebe a conferência, parte de uma série de cátedras da Unesco ao redor do mundo que têm o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre instituições e pesquisadores nos países em desenvolvimento. Por exemplo, neste caso, a cátedra se resume ao apoio da Unesco junto a uma instituição, no sentido de ampliar as discussões sobre uma mídia cidadã, contando com o respaldo de um órgão da ONU.

Serão realizadas mesas-redondas, grupos de trabalho, uma feira e a Mostra de Vídeo Cidadã. Dentre os participantes confirmados, estão, por exemplo, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que irá expôr seu trabalho de comunicação em defesa dos afetados por desastres como o da barragem de Mariana.

A procura pela UFJF ocorreu durante a última conferência, que foi realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Segundo o professor da Facom, Bruno Fuser, que junto à professora Cláudia Lahni coordenam esta edição do evento, o fato de ambos terem liderado o Grupo de Pesquisa de Comunicação para a Cidadania da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom) foi fundamental na escolha da Universidade. Fuser avalia que a grande participação na área e o apoio da UFJF foram importantes para o destaque da instituição no ramo e o interesse como sede do evento.

A Conferência é promovida pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e pela Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Um dos principais destaques, na visão do coordenador, é a possibilidade da participação popular sem demandas formais muitas das vezes exigidas em eventos realizados no âmbito acadêmico. “Não é só aberto a acadêmicos. O evento traz relatos por meio de experiências. Não precisa ser por meio de paper e artigo. É um misto de academia e sociedade civil, o que é um objetivo nosso.” Desta forma, estão disponíveis a Mostra de Vídeo Cidadã e a Feira, em que vídeos relacionados à comunicação e à cidadania, pôsteres, exposição das próprias mídias ou outros formatos a serem propostos pelos interessados poderão participar.

O tema central desta conferência é “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”, e serão englobadas discussões no âmbito dos direitos humanos e participação política, a mídia cidadã e o direito à comunicação dos movimentos sociais, o movimento LGBT e feminismos, o movimento negro e juventudes. A expectativa é valorizar os trabalhos que vieram relacionados ao tema central, dentro das áreas “Relatos de Pesquisas”, “Relatos de Experiência”, “Painéis Temáticos”, a Mostra e a Feira de Mídia de Cidadã.

Cátedras Unesco

A Unesco é o órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, e visando seus ideais, que englobam objetivos como o diálogo intercultural e a erradicação da pobreza, o órgão promove uma série de projetos ao redor do mundo voltados, por exemplo, para a liberdade de imprensa e a promoção da mídia independente. As “Cátedras da Unesco” foram lançadas em 1992, tendo por finalidade apoiar a formação especializada por meio do intercâmbio de conhecimento entre instituições e pesquisadores estabelecidos em países em fase de desenvolvimento. No âmbito da comunicação, são 30 cátedras, oito delas na América Latina.

No caso da Cátedra Unesco/Umesp, o processo teve início em 1994, sendo concretizado em 1996, quando a Unesco deliberou que a Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) estava apta a abrigar a primeira cátedra brasileira de Comunicação. Dentre os objetivos da cátedra estão fomentar o uso dos meios de comunicação em programas de desenvolvimento regional e  promoção do intercâmbio científico entre instituições brasileiras e congêneres latino-americanas.

Outras informações: Site oficial do evento

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.