Professora_Manoela_Roland_na_ONU_outubro_2017_Foto_Arquivo_Pessoal_

Professora Manoela Roland (a segunda, da esquerda para a direita) durante sessão da ONU nesta terça, 24 (Foto: Homa)

A coordenadora do Homa – Centro de Direitos Humanos e Empresas, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Manoela Carneiro Roland, foi confirmada como especialista convidada oficial da terceira sessão do Grupo de Trabalho Intergovernamental para Elaboração de um Instrumento Internacional Vinculante sobre Empresas Transnacionais e outros Negócios com Respeito a Direitos Humanos, que acontece nesta terça, 24, no Palácio das Nações, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

A participação da professora Manoela tratará do escopo de aplicação do Instrumento Internacional, no que se refere ao âmbito de direitos protegidos, às atividades e aos atores sujeitos à aplicação do tratado. O painel será transmitido pela United Nations TV (UNTV).

A sessão, que teve início nesta segunda, 23, se estende até sexta, 27, estabelecendo uma continuidade em relação às duas anteriores, ocorridas nos anos de 2015 e 2016, sendo a primeira a discutir especificamente os elementos do tratado internacional sobre empresas transnacionais.

O Homa teve início em 2012 na UFJF e possui o apoio da Fundação Ford. O grupo, coordenado pela professora da Faculdade de Direito desenvolve pesquisas teóricas e empíricas sobre diversas temáticas relacionadas à área Direitos Humanos e Empresas.

Programação do Evento