Jaqueline Bittencourt coordena o projeto de extensão “De Peito Aberto”, desenvolvido no HU (Foto: Gustavo Tempone)

“O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. A cada ano, segundo o Ministério da Saúde, o número de casos da doença sobe 22% no país”. A afirmação é da professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),  Jaqueline Ferreira Ventura Bittencourt, que coordena o projeto de extensão “De Peito Aberto”, desenvolvido nos hospitais universitários dos bairros Dom Bosco e Santa Catarina.

Jaqueline explica que os objetivos da atividade, criada em 2001, são humanizar o tratamento, minimizar o sofrimento de pacientes e, sobretudo, divulgar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Os números atestam o quanto é preciso intensificar os trabalhos de conscientização e prevenção da doença, ou seja, a detecção mais precoce possível. Para discutir essa consciência preventiva, nasceu o projeto.”

“De Peito Aberto” é um trabalho de equipe interdisciplinar, no qual atuam professores, técnico-administrativos e estudantes dos  cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social da UFJF. “Trabalhamos junto às mulheres usuárias dos hospitais universitários e de seus familiares/cuidadores, desde a detecção  precoce até o tratamento do câncer de mama. É realizado o acompanhamento profissional das participantes, com ou sem alterações malignas, e, em seguida, um processo de acolhimento, para esclarecer dúvidas e receios. Fatores como mitos sobre a doença, contexto de vida, impacto do diagnóstico e reabilitação integral e social também são abordados”, ressalta Jaqueline.

Ao todo, desde a sua criação, o projeto já realizou atendimento de mais de 8 mil usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Café com Prosa no Outubro Rosa

Este mês, em apoio à campanha internacional Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama, a equipe interdisciplinar do projeto “De Peito Aberto” irá realizar, também,  o “Café com Prosa no Outubro Rosa”. O evento, organizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFJF, está marcado para o dia 27 de outubro, às 14h, no anfiteatro das Pró-Reitorias. Na ocasião, as participantes poderão tirar dúvidas com profissionais da enfermagem, medicina, nutrição e psicologia, sobre os métodos de  prevenção do câncer de mama. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral, além disso será conferido certificado de participação.

Outras informações: (32) 4009-5342 ou 4009-5318 ou projeto-peito-aberto-ufjf@googlegroups.com