Reitor Marcus David: “É preciso entender esse investimento pela representatividade que ele tem, tanto para a pesquisa quanto para a extensão" (Foto: Twin Alvarenga)

Reitor Marcus David: “É preciso entender esse investimento pela representatividade que ele tem, tanto para a pesquisa quanto para a extensão” (Foto: Twin Alvarenga)

Na tarde de ontem, dia 18, o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Marcus David, fez uma visita técnica às obras em andamento da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid), que já se encontram em fase de conclusão. Participaram também o diretor da Faefid, Jeferson Vianna, o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, e a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janizete Marques.

Os dois novos prédios irão comportar ginásios; salas de aula; salão de dança; laboratórios de pesquisas e de reabilitação motora e cardíaca e sala de luta que terão 14 metros quadrados de tatames com medidas no padrão olímpico. O ginásio poliesportivo (para vôlei, futsal, handebol e basquete), projetado segundo os padrões internacionais, acomoda cerca de 2.200 pessoas nas arquibancadas, dentre cadeiras retráteis e assentos especiais para pessoas com deficiência. A instalação conta com elevador para melhor acessibilidade dos usuários, além de vestiários para árbitros e atletas.

O reitor Marcus David enfatiza a atuação da Universidade e do Conselho Superior (Consu) em assegurar os recursos para a Faefid, mesmo em um contexto de crise. “Nós nos comprometemos a garantir os investimentos para completar a obra neste momento delicado, assegurando os recursos necessários para agilizar o andamento nesses dois últimos anos”. O reitor ressalta que essas obras representam mais do que uma ampliação, uma vez que dão suporte ao aprimoramento das atividades de extensão. “É preciso entender esse investimento pela representatividade que ele tem, tanto para a pesquisa quanto para a extensão, por meio dos diversos programas que a Faefid e a Universidade em geral têm aberto para a comunidade, ou seja, representa mais uma possibilidade de interação da instituição com a sociedade.”

Com toda estrutura em construção, somando a que já existe, a Faefid se firma como uma das faculdades de Educação Física das instituições federais mais bem equipadas do país. As ginásticas artística e rítmica terão seu ginásio próprio, com todos os equipamentos necessários para as práticas.

Segundo o diretor da Faefid, Jeferson Vianna, um espaço destinado unicamente às ginásticas será bem recebido, pois, assim, não será mais necessária a divisão de horários com outras atividades. “Além das ginásticas, a dança, que hoje fica no ginásio antigo, vai para o segundo piso. Dessa forma, abrirá espaço para as escolinhas de esportes e conseguiremos reorganizar mais e atender a um público maior”, analisa. Pensando nas novas atividades que a Faefid vai oferecer, Vianna diz que está prevista a criação de um projeto de extensão e uma disciplina eletiva sobre capoeira.

Para a pró-reitora adjunta de Infraestrutura e Gestão, Janizete Marques, além do tamanho e da estética do projeto, é importante visar sempre a construção de estruturas de qualidade. “Nós temos o compromisso de fazer o que for melhor para o público, os atletas, os funcionários e as pessoas que vão fazer a manutenção dos ginásios depois da entrega. Não podemos ter uma visão restrita do projeto, mas sim entender o cenário de modo geral, pensando também no futuro, em como iremos conservá-lo, no intuito de mantermos a qualidade por muito tempo”.

Outras informações: (32) 2102-3292 – Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)