Academia Over Jazz 4

O público poderá acompanhar a trajetória da Academia Over Jazz (Foto: Divulgação)

Reviver histórias por meio da dança. Esse é objetivo do espetáculo que será atração do Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no próximo sábado, dia 21, às 20h. O público poderá acompanhar a trajetória da Academia Over Jazz, que comemora seus 30 anos com “Memórias”, que resgata coreografias marcantes da trajetória da escola. “Vamos contar como tudo começou, os profissionais que passaram por aqui, as coreografias que foram premiadas ao longo desses anos e a seleção em projetos importantes. Vamos construir uma linha do tempo e dar continuação a essa caminhada”, explica a diretora e professora Elenize Aparecida.

No total serão 20 coreografias, com a participação de 138 bailarinas de diversos níveis e idades e uma apresentação com uma hora e 15 minutos de duração. As músicas variam entre clássico, MPB e instrumental e cada coreografia conta com um figurino específico. A pluralidade é um dos grandes destaques da apresentação. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Elenize comenta sobre uma coreografia que foi criada pela bailarina e coreógrafa Regina Sauer para o espetáculo ‘Roda Viva’, apresentado em vários festivais de dança e com um grande histórico de premiação. “É um orgulho para nós apresentarmos uma coreografia criada por uma profissional desse gabarito, com carreira internacional.”

Crescimento

O Grupo de Dança Over Jazz foi criado em 1999 com alunas da Academia. Segundo ressalta Elenize, estudo, experimentação e ousadia resultaram na formação de um grupo que busca crescimento técnico e artístico. Entre suas produções, os espetáculos “A Lei do Amor”, “Bem Querer”, “Mulheres” e “O Lado Bom da Vida” foram aprovados em projetos culturais importantes, tiveram coreografias premiadas em festivais de dança e circularam por várias cidades de Minas e Rio de Janeiro. Além da já citada Regina Sauer, outros profissionais convidados a trabalhar com o grupo foram Alexandre Guttierrez, Teka Figueira e Thiago Manhães.

A Academia Over Jazz conta com o Projeto Bolsista, direcionado a crianças e a adolescentes em condição de vulnerabilidade social. “Há 15 anos não existia projeto social de dança. Muitas crianças sonham em ser bailarinas, mas encontram dificuldades na realização desse sonho por conta das despesas com escolas de dança e figurinos. O projeto cobra uma taxa ínfima e contribui para a realização desse sonho”, ressalta Elenize. A iniciativa celebra resultados como o caso de uma aluna, que entrou na escola aos 6 anos, a partir do projeto, e hoje é uma bailarina profissional. “Essa aluna tinha um histórico familiar conturbado e encontrou na dança uma motivação para continuar lutando, e isso é muito gratificante para nós, professores.”

Luz da Terra

“Memórias” foi um dos selecionados na edição deste ano do projeto Luz da Terra, que tem por objetivo abrir o palco do Cine-Theatro Central aos produtores e artistas locais das diversas áreas – teatro, música e dança, entre outras atividades artísticas – com a proposta de incentivar a produção cultural e estimular sua popularização. “Essa é a terceira vez que somos contemplados pelo projeto Luz da Terra. É uma ajuda incrível! Como eu trabalho com crianças e famílias carentes, fica praticamente impossível cobrar um valor compatível com um evento dessa proporção. Ter o desconto na locação do teatro torna possível cobrar um valor menor nos ingressos e isso torna a arte acessível a todos. Todo mundo pode participar.”

O Cine-Theatro Central fica localizado na Praça João Pessoa s/nº, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3215-1400 (Cine-Theatro Central-UFJF)